USP lança maior banco de genomas de brasileiros

O Centro de Estudos do Genoma Humano e Células-Tronco (CEGH-Cell), da USP, lançou o primeiro grande banco de genomas só de brasileiros. O banco é

 17/02/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 04/12/2019 as 10:44
Por

O Centro de Estudos do Genoma Humano e Células-Tronco (CEGH-Cell), da USP, lançou o primeiro grande banco de genomas só de brasileiros. O banco é composto pelo sequenciamento completo do genoma de 1.324 idosos moradores da cidade de São Paulo, em proporção representativa à dessa população na cidade.

O banco já melhorou o diagnóstico das doenças genéticas em pacientes brasileiros e agora permite investigar com precisão as mutações genéticas – ou variantes, como os cientistas falam – que acontecem com mais frequência em nosso país.

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=T4LAjDynuy0[/embedyt]

 

O segredo da longevidade

Mayana Zatz e Michel Naslavsky, geneticistas do CEGH-Cell, explicam a novidade. A ideia é abrir linhas de pesquisas para analisar os milhares de dados armazenados.

Algumas perguntas a serem respondidas: por que algumas pessoas vivem mais e outros vivem menos? Doenças genéticas são as mesmas na população do Brasil e de outros lugares? O diagnóstico de brasileiros precisa de novos parâmetros?

O CEGH-Cel é financiado pela Fapesp.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.