Livro mostra abordagem da psicologia sobre a homoafetividade

Obra relata casos que envolvem dinâmicas homoafetivas, tanto nos aspectos conjugais quanto parentais

 23/10/2018 - Publicado há 6 anos
Foto: nancydowd via Pixabay – CC

.
No dia 27 de outubro, às 13 horas, acontece o lançamento do livro Homoafetividades: Dinâmicas conjugal e parental (Zagodoni Editora, 120 páginas, R$ 37), durante a Jornada Clínica da Associação Brasileira de Psicanálise de Casal e Família (ABPCF). A autoria é de Isabel Cristina Gomes, professora do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia (IP) da USP, com a colaboração de outros pesquisadores da área de psicologia.

O livro apresenta, numa abordagem clínica, casos atendidos pelos autores, de forma a propiciar ao leitor uma oportunidade de acompanhar os dispositivos e as estratégias empregados. Esta obra temática sobre os casos que envolvem dinâmicas homoafetivas, tanto nos aspectos conjugais como parentais, privilegia o trabalho transformador da clínica ao descrever os desdobramentos do profissional para lidar com as questões do paciente (e às vezes dos membros da família envolvida), com o manejo da relação estabelecida e a busca por caminhos possíveis de atendimento.

Isabel Gomes fez graduação em Psicologia (1980), mestrado em Psicologia Social (1990), doutorado (1996) em Psicologia Social e livre-docência (2006) em Psicologia Clínica pela USP, onde atualmente é professora associada no IP. Tem experiência na área de psicologia, com ênfase em tratamento e prevenção psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: casais, psicoterapia psicanalítica com casais, sintoma, família. O lançamento acontece no Centro de Estudos e Assistência à Família (CEAF), na Rua Japuanga, 235, Alto da Lapa, São Paulo.

Mais informações: (11) 3091-4178


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.