Contos de “Mundo Impossível” narram cenários distópicos em tempos de mudança climática

Obra de ficção de pesquisadora em Saúde Planetária trata de temas como poluição, mudanças climáticas e o futuro da humanidade

 Publicado: 10/04/2024
Capa do livro Mundo Impossível – Foto: Divulgação/Editora Coragem

 

Está em fase de pré-venda Mundo impossível, o novo livro de ficção da médica Mayara Floss, pós-graduanda da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP). O lançamento oficial está previsto para o dia 06 de julho, pela Editora Coragem.

A obra trata de temas como poluição, futuro e mudanças climáticas. A narrativa, em forma de contos, traz cenários distópicos repletos de simbolismo, provocando no leitor uma reflexão sobre quais mundos serão possíveis no futuro. O projeto gráfico, de autoria de Thomas Vieira, Iasmine Nique e Lorenzo Kupstaitis, é inusitado e de cor totalmente preta, imitando um bloco de carvão, em referência a um dos contos do livro sobre a mineração de carvão.

Mayara Floss é médica de família e comunidade e atua no Sistema Único de Saúde (SUS).  Atualmente está finalizando o doutorado em Patologia pela FMUSP sob o título “Saúde, ambiente e humanidade: estudos sobre saúde planetária, comunicação em ciência e utopia”. A pesquisa trata sobre um campo de pesquisa interdisciplinar chamado Saúde Planetária, que estuda a interação entre a civilização humana e os sistemas naturais da Terra.

A autora defende que a arte, a literatura, a ficção e outros meios de comunicação atravessem a conscientização e a formação da (s) saúde (s) planetária (s) e que estes sejam ferramentais para se re-imaginar o presente, o futuro e nossa relação com a Terra. Assim, o livro também é considerado produto da pesquisa,  juntamente com artigos analíticos, relatos de casos e de experiências em comunidade.

Mayara Floss – Foto: IEA-USP

Mayara Floss foi finalista do prêmio Jabuti 2023 com o livro “Diário dos Abraços” (também derivado da tese), além de publicar os livros de poesia “Aquafaba” (2021), “Fôlego” (2012) e “Falta um Poema…” (2009). Participou de outras coletâneas como “Quando fui Paciente” (2019), “Causos Clínicos” (2018), “Saúde no Caminho da roça” (2018) e “Percepções amorosas sobre o cuidado em saúde: estórias da Rua Balsa das 10” (2016). Participou do roteiro, produção e direção de diversos curtas como Pobreza Menstrual (2021), Francesa Alta (2019) e Série SUS (2015).

Mais informações: Mayara Floss, e-mail mayarafloss@hotmail.com. Pré-venda na loja virtual da Editora Coragem. Preço: R$ 80 reais; 176 páginas; gênero: contos


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.