O papel do homem no aquecimento global

Quais as evidências de que o homem provoca o aquecimento global? Pedro Leite da Silva Dias, climatologista do IAG-USP, responde com pelo menos três delas: o resfriamento da Estratosfera; o ritmo acelerado do derretimento do gelo; e a temperatura da Terra estar em desacordo com o previsto para o ciclo solar atual.

Editorias: Ciências - URL Curta: jornal.usp.br/?p=242391
Áreas costeiras ameaçadas pela elevação do nível dos oceanos. fonte: NASA

Na produção especial para a Semana do Meio Ambiente, o Ciência USP perguntou quais são as evidências de que o homem provoca o aquecimento global. Pedro Leite da Silva Dias, climatologista do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG-USP), responde com pelo menos três delas: o resfriamento da Estratosfera; o ritmo acelerado do derretimento do gelo; e a temperatura da Terra estar em desacordo com o previsto para o ciclo solar atual.

Antes, durante e depois

No primeiro vídeo, o professor explica que a atividade dos vulcões e os ciclos solares são os fatores naturais que mais influenciam o clima na Terra.

No vídeo seguinte, Pedro Leite lista quais foram os dados que o fizeram ter certeza da participação do homem no aquecimento global. Por fim, ele cita as fórmulas da ciência para ajudar na adaptação ao novo clima, como a colocação de refletores de luz solar no Espaço e a adoção da fissão nuclear para transformar as moléculas de gás carbônico em “diamante”.

.

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.