O papel do homem no aquecimento global

Quais as evidências de que o homem provoca o aquecimento global? Pedro Leite da Silva Dias, climatologista do IAG-USP, responde com pelo menos três delas: o resfriamento da Estratosfera; o ritmo acelerado do derretimento do gelo; e a temperatura da Terra estar em desacordo com o previsto para o ciclo solar atual.

07/06/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 18/10/2019 as 11:33
Áreas costeiras ameaçadas pela elevação do nível dos oceanos. fonte: NASA

Na produção especial para a Semana do Meio Ambiente, o Ciência USP perguntou quais são as evidências de que o homem provoca o aquecimento global. Pedro Leite da Silva Dias, climatologista do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG-USP), responde com pelo menos três delas: o resfriamento da Estratosfera; o ritmo acelerado do derretimento do gelo; e a temperatura da Terra estar em desacordo com o previsto para o ciclo solar atual.

[embedyt] https://www.youtube.com/embed?listType=playlist&list=PLwA0zWYFcS_iLUCDLBI7HfWYmSOQSQxyw&v=WUuYwf8XlEQ&layout=gallery[/embedyt]

Antes, durante e depois

No primeiro vídeo, o professor explica que a atividade dos vulcões e os ciclos solares são os fatores naturais que mais influenciam o clima na Terra.

No vídeo seguinte, Pedro Leite lista quais foram os dados que o fizeram ter certeza da participação do homem no aquecimento global. Por fim, ele cita as fórmulas da ciência para ajudar na adaptação ao novo clima, como a colocação de refletores de luz solar no Espaço e a adoção da fissão nuclear para transformar as moléculas de gás carbônico em “diamante”.