Periódico da USP discute auditoria e previdência privada

Em sua 76ª edição, revista traz artigos voltados às áreas de contabilidade, finanças e atuária

11/12/2017 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 12/12/2017 as 16:51

Está disponível a 76ª edição da Revista Contabilidade & Finanças (volume 29, número 76, 2018) RC&F, publicação da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP e voltada para professores, pesquisadores, estudantes e profissionais das áreas de contabilidade, finanças e atuária.

Dentre os artigos da revista, destaca-se o dos autores André Feliciano e André Carlos Busanelli de Aquino, que a partir da análise da diversidade da estrutura interna de 33 Tribunais de Contas estaduais e municipais, discute as possíveis associações entre a qualidade da auditoria financeira desses tribunais e suas estruturas de funcionamento.

Já o texto o de Carlos Heitor Campani e Leonardo Mesquita de Brito lança luz sobre o fato das instituições de previdência privada cobrarem elevadas taxas de administração de seus fundos, ficando com boa parte dos benefícios concedidos pelo governo como incentivo para os investimentos nessa modalidade de previdência. O objetivo do artigo é discutir se os fundos de previdência privada estão respondendo às expectativas de seus investidores.

Disponível nos idiomas português e inglês, o volume abrange os meses de janeiro a abril de 2018. E, além dos artigos, traz um ensaio, um editorial e uma Nominata — espécie de balanço —, referente ao período de 1º de janeiro a 31 de outubro de 2017.

Neste ano, a RC&F foi destaque no ranking da Spell, um sistema de indexação, pesquisa e disponibilização gratuita da produção científica voltada às áreas de Administração, Contabilidade e Turismo. O periódico foi considerado o primeiro colocado na área de Administração e Contabilidade, quando considerado o impacto de suas publicações no período de dois anos; e o segundo, quando considerado um impacto para 5 anos.

A revista pode ser acessada na íntegra no Portal de Revistas USP

Mais informações: e-mail recont@usp.br