“Bíblia do Contador” produzida há 40 anos tem edição especial

Livro entre os mais importantes da área de ciências contábeis já atingiu mais de meio milhão de exemplares vendidos

04/05/2018 - Publicado há 6 anos
Para comemorar edição especial, a FEA promoveu um encontro com seus autores e colaboradores, além de docentes e pesquisadores. Também foi prestada homenagem aos mais de 50 colaboradores – Foto: Divulgação / FEA

.
Quarenta anos se passaram e a chamada “Bíblia do Contador” continua sendo o mais importante e mais completo manual da área de ciências contábeis do Brasil. Produzido pela Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi) e concebido inicialmente por três professores da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, Ernesto Rubens Gelbcke, Sérgio de Iudícibus e Eliseu Martins, o então Manual de Contabilidade das Sociedades por Ações surgiu num momento necessário de orientação das empresas, dos profissionais e do mercado após as mudanças advindas com a Lei das S.A. (nº 6.0404/1976).

Desde então, o manual passou por sete edições, a última publicada em 2007. Sempre se atualizando diante das mudanças nas normas contábeis e na legislação societária, a obra se manteve como  importante guia para profissionais e estudiosos da área. Com a lei 11.638, de dezembro de 2007, o livro passou por mais uma transformação, a começar pelo nome: com a adição do termo “societária”. O manual expandiu seu conteúdo e somou ao time de autores Ariovaldo dos Santos, professor e atual chefe do Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA.

Manual de Contabilidade Societária é conhecido como a “Bíblia do Contador” – Foto: Divulgação / FEA

.
Mantendo o novo formato, a terceira edição – especial de 40 anos – foi lançada este ano, totalizando dez edições ao longo de quatro décadas. Para comemorar a edição especial, a FEA promoveu no dia 24 de abril um encontro com seus autores e colaboradores, além de docentes e pesquisadores. Também foi prestada homenagem aos mais de 50 colaboradores, alguns já falecidos, como o fundador da Editora Atlas, Luiz Hermann, por sua extensa trajetória no mercado editorial. Com o selo da Atlas, o Manual de Contabilidade Societária conseguiu atingir mais de meio milhão de exemplares vendidos, um número atípico para obras acadêmicas conforme assinalou o diretor da FEA, Adalberto Fischmann.

Além dos autores, o evento comemorativo teve a presença do presidente da Fipecafi e professor da FEA, Wellington Rocha, e do fundador e primeiro presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Roberto Teixeira da Costa. O professor Sérgio de Iudícibus foi representado por sua filha Renata.

O professor Ariovaldo dos Santos atribuiu o sucesso do manual ao fato de ter sido “concebido como uma ferramenta prática, para ser usado na profissão” e que, posteriormente, ganhou elevado valor didático. Ernesto Gelbcke evidenciou a constante evolução da obra a cada edição, que, segundo ele, foi capaz de acompanhar e até mesmo antecipar as mudanças do universo contábil. Por sua vez, o professor Eliseu Martins aproveitou para lembrar que essa obra histórica da contabilidade no Brasil só foi possível de ser desenvolvida graças à dedicação de um grupo de excelência originado na FEA.

Manual de Contabilidade Societária
Edição: 3ª
Editora: Atlas
Ano: 2018