“Bíblia do Contador” produzida há 40 anos tem edição especial

Livro entre os mais importantes da área de ciências contábeis já atingiu mais de meio milhão de exemplares vendidos

Para comemorar edição especial, a FEA promoveu um encontro com seus autores e colaboradores, além de docentes e pesquisadores. Também foi prestada homenagem aos mais de 50 colaboradores – Foto: Divulgação / FEA

.
Quarenta anos se passaram e a chamada “Bíblia do Contador” continua sendo o mais importante e mais completo manual da área de ciências contábeis do Brasil. Produzido pela Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi) e concebido inicialmente por três professores da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, Ernesto Rubens Gelbcke, Sérgio de Iudícibus e Eliseu Martins, o então Manual de Contabilidade das Sociedades por Ações surgiu num momento necessário de orientação das empresas, dos profissionais e do mercado após as mudanças advindas com a Lei das S.A. (nº 6.0404/1976).

Desde então, o manual passou por sete edições, a última publicada em 2007. Sempre se atualizando diante das mudanças nas normas contábeis e na legislação societária, a obra se manteve como  importante guia para profissionais e estudiosos da área. Com a lei 11.638, de dezembro de 2007, o livro passou por mais uma transformação, a começar pelo nome: com a adição do termo “societária”. O manual expandiu seu conteúdo e somou ao time de autores Ariovaldo dos Santos, professor e atual chefe do Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA.

Manual de Contabilidade Societária é conhecido como a “Bíblia do Contador” – Foto: Divulgação / FEA

.
Mantendo o novo formato, a terceira edição – especial de 40 anos – foi lançada este ano, totalizando dez edições ao longo de quatro décadas. Para comemorar a edição especial, a FEA promoveu no dia 24 de abril um encontro com seus autores e colaboradores, além de docentes e pesquisadores. Também foi prestada homenagem aos mais de 50 colaboradores, alguns já falecidos, como o fundador da Editora Atlas, Luiz Hermann, por sua extensa trajetória no mercado editorial. Com o selo da Atlas, o Manual de Contabilidade Societária conseguiu atingir mais de meio milhão de exemplares vendidos, um número atípico para obras acadêmicas conforme assinalou o diretor da FEA, Adalberto Fischmann.

Além dos autores, o evento comemorativo teve a presença do presidente da Fipecafi e professor da FEA, Wellington Rocha, e do fundador e primeiro presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Roberto Teixeira da Costa. O professor Sérgio de Iudícibus foi representado por sua filha Renata.

O professor Ariovaldo dos Santos atribuiu o sucesso do manual ao fato de ter sido “concebido como uma ferramenta prática, para ser usado na profissão” e que, posteriormente, ganhou elevado valor didático. Ernesto Gelbcke evidenciou a constante evolução da obra a cada edição, que, segundo ele, foi capaz de acompanhar e até mesmo antecipar as mudanças do universo contábil. Por sua vez, o professor Eliseu Martins aproveitou para lembrar que essa obra histórica da contabilidade no Brasil só foi possível de ser desenvolvida graças à dedicação de um grupo de excelência originado na FEA.

Manual de Contabilidade Societária
Edição: 3ª
Editora: Atlas
Ano: 2018

Mais informações: e-mail imprensafea@usp.br ou no site da editora

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.