Eventos encerram ciclo de apresentação de livro sobre futebol de várzea

Com foco na várzea paulista, obra adentra uma paisagem social pouco explorada pela história do esporte

Por - Editorias: Ciências Humanas
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

Lançado em maio deste ano, Futebol de Várzea em São Paulo – A Associação Atlética Anhanguera (1928-1940), é obra de Diana Mendes Machado da Silva. Mestranda na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, seu trabalho conta a história do esporte paulistano de maneira inédita — adentrando em aspectos sociais que vão além das quatro linhas e dos 22 jogadores envolvidos.

Até a segunda quinzena de setembro, três eventos gratuitos fecharão um ciclo de palestras relacionados ao livro. O primeiro encontro está marcado para o dia 18 de agosto, sexta-feira, às 18h, no Anfiteatro Nicolau Sevcenko do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Futebol e Modalidades Lúdicas (Ludens) da USP. Com participação dos professores Flávio de Campos, José Carlos Marques e José Renato Araújo, o objetivo do evento é fomentar um debate tendo a presença e a obra de Diana como base.

Os dois últimos encontros serão nos dias 1º e 14 de setembro, respectivamente na Faculdade Getúlio Vargas do Rio de Janeiro e na Livraria Vertov, em Curitiba.

História da várzea

Além dos debates sobre o livro, que chegam ao seu final, a autora participará de um evento denominado Ciclo História da Várzea. Marcado para o dia 16 de setembro, das 9h às 13h, no Museu do Futebol, Diana será responsável por abordar um panorama histórico do esporte na capital. Após a palestra, haverá bate-papo com jornalistas, ex-jogadores e representantes do futebol de varzeano paulista — o foco é colocar o desporto amador em pauta.

O evento é aberto e gratuito. Para se inscrever, basta comparecer ao local no dia ou fazer de forma prévia através do site. O Anfiteatro Nicolau Sevcenko localiza-se na Avenida Professor Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo. O Museu do Futebol localiza-se na Praça Charles Miller, s/n – Pacaembu, São Paulo.

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

Textos relacionados