Curso de Letras possibilita contato com diferentes culturas

Programa Abrace uma Carreira fala da graduação oferecida pela USP e as oportunidades profissionais nessa área

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInImprimir esta páginaEnviar por e-mail
Prédio da Letras, FFLCH – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

No dia 3 de agosto, o programa Abrace uma Carreira, da Rádio USP, falou sobre as oportunidades profissionais para quem se forma em Letras. Mario Ramos Francisco Júnior, do Departamento de Letras Orientais, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, foi um dos entrevistados.

O graduado nessa área pode se dedicar à docência no ensino de nível fundamental, médio ou superior e às atividades de pesquisa, além de desempenhar outras funções na sociedade, como editoração, produção de textos, crítica literária, tradução e demais profissões que exigem conhecimento de línguas, prática em trabalhar com textos e conhecimento de culturas estrangeiras.

Na USP, o curso é oferecido apenas na FFLCH, localizada no campus Cidade Universitária, em São Paulo. Ele se inicia com um ano básico, introdutório, destinado a fornecer elementos para a compreensão do funcionamento da linguagem humana e subsídios para as disciplinas que serão cursadas posteriormente.

No fim do ano básico, o aluno, de acordo com critérios pré-estabelecidos, fará a opção pela área em que deseja habilitar-se. Poderá optar por uma habilitação simples, em uma das seguintes especialidades: Português, Alemão, Árabe, Armênio, Chinês, Coreano, Espanhol, Francês, Grego, Hebraico, Inglês, Italiano, Japonês, Latim, Russo ou Linguística. Em todos os casos, o estudo de uma língua visa não apenas seu aprendizado, mas também a reflexão da sua literatura.

Para estudar no curso de Letras da USP, há duas formas de ingresso: via vestibular, organizado pela Fuvest, ou via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), administrado pelo Ministério da Educação (MEC).

Ouça o programa na íntegra:

Bloco 01

Clique aqui para fazer o download

Bloco 02

Clique aqui para fazer o download

Bloco 03

Clique aqui para fazer o download

O Abrace uma Carreira é produzido e apresentado pela jornalista Miriam Ramos. O programa vai ao ar na Rádio USP – 93,7 FM MHz, toda quinta-feira, às 13 horas, com reprise aos domingos, às 16 horas. Contato e sugestões pelo e-mail miriamramos@usp.br.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInImprimir esta páginaEnviar por e-mail

Textos relacionados