Infográfico animado explica a Educação Permanente em Saúde

Para tornar mais simples o entendimento sobre Educação Permanente em Saúde, pesquisadora desenvolve infográfico animado

 28/08/2017 - Publicado há 7 anos
Cena do infográfico animado sobre Educação Permanente em Saúde – Imagem: Reprodução do infográfico/EERP

Educação Permanente em Saúde é uma estratégia que deve ser aplicada no ambiente de trabalho de saúde para que tudo funcione da melhor forma possível, detectando os problemas e buscando soluções. Embora esse seja  um ambiente de trabalho no qual os processos devam ser mais efetivos, muitos profissionais ainda não sabem como aplicar essas estratégias no dia a dia.

Percebendo a dificuldade, a enfermeira Letícia Lopes Dorneles, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP, desenvolveu um infográfico animado para sanar todas as dúvidas sobre o tema. Através dele, explica o que é e como colocá-la em prática.

Letícia optou esse tipo de material por ser um recurso de fácil acesso e entendimento. Ela conta que a ideia surgiu pela dificuldade de alguns profissionais de saúde na compreensão do significado da Educação Permanente e sua distinção da Educação Continuada e da Educação em Saúde, “o que prejudica a realização adequada destas ações”. A animação ainda explica detalhadamente cada um dos termos e como colocá-los em prática no ambiente de trabalho.

O infográfico animado é resultado da dissertação Desenvolvimento de infográfico animado para o fortalecimento e disseminação de ações pedagógicas sobre educação permanente em saúde, que foi defendida em julho deste ano e orientada pela professora Rosangela Andrade Aukar de Camargo da EERP.
.
.

Confira abaixo a animação:

Mais informações: e-mail leticia_dorneles@usp.br ou rcmargo@eerp.usp.br

Stella Arengheri, de Ribeirão Preto


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.