Águas do São Francisco para matar a sede de quê?

Juliana Neves Barros, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, avalia caminho percorrido por governos para entrega do projeto desenvolvido desde 2007

 23/12/2020 - Publicado há 3 anos
Logo da Rádio USP

O programa Ambiente É o Meio desta semana conversa com a professora Juliana Neves Barros, do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) sobre seu trabalho de mestrado O Desencantamento das Águas no Sertão – Crenças, Descrenças e Mobilização Social no Projeto de Transposição do Rio São Francisco. 

A transposição é um projeto de construção de dois grandes canais (Eixo Norte e Eixo Leste) que vão dividir as águas do Rio São Francisco entre os Estados do Nordeste brasileiro, que sofrem com longos períodos de seca, como Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. O projeto nasceu em 2003, durante a gestão Lula, porém as obras somente começaram em 2007 e seguem até hoje. 

Juliana conta que, ao longo desses 13 anos, a transposição levantou vários argumentos contra e a favor do desvio de águas. Grupos que tentaram barrar a construção dos canais apontaram a falta de participação popular e denunciaram irregularidades no licenciamento ambiental, afirmando que os diagnósticos de comunidades afetadas estavam incompletos. Denúncias essas que, segundo a professora, se concretizaram. “As empreiteiras começaram a dizer que o solo é mais pedregoso, mais duro do que se imaginava”, evidenciando falta de planejamento, segundo a professora. 

Já entre os argumentos favoráveis à transposição das águas do São Francisco, Juliana cita dissonâncias, argumentando que “mudavam conforme o público para o qual eram direcionados”. Enquanto o governo da época fazia discursos para as comunidades do interior do Nordeste com conteúdo de preocupação com o abastecimento de água, os documentos técnicos na verdade tinham foco na modernização de projetos de irrigação e de mineração no Nordeste setentrional. “Eram discursos pautados para o meio empresarial, mas na ponta e na grande mídia de massa veio essa ideia da água para a população mais sedenta.” Para a professora, o discurso da seca, na verdade, “é uma construção social para esconder as desigualdades de poder”.

Ouça no player acima o programa Ambiente É o Meio na íntegra. 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.