USP Ribeirão recebe mais de 1,3 mil calouros em semana de boas-vindas e acolhimento 

Integração e cidadania marcam as atividades de recepção aos calouros que começam nesta segunda-feira (26/2)

 23/02/2024 - Publicado há 2 meses
Por
Calouros sendo recepcionados em 2023 – Imagem: Vladimir Tasca SCS-RP

Nesta segunda-feira (26/2) o Campus da USP em Ribeirão Preto receberá os calouros de 2024. São mais de 1,3 mil alunos que vão compor um universo de quase 18 mil alunos entre graduação, pós-graduação e de especialização, distribuídos nas oito unidades de ensino local. 

A campanha de recepção dos calouros na USP este ano é Viver a USP é melhor que sonhar, criada por alunos do curso de Publicidade da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, sob a coordenação do professor Heliodoro Teixeira Filho, o Dorinho. Com  cartazes, totens, banners e faixas espalhadas pelos campi, a campanha tem como objetivo fazer os novos alunos se sentirem acolhidos e transmitir os valores cultivados pela Universidade (humanismo, excelência, universalismo e solidariedade). 

Com a campanha, a USP também disponibiliza o Disque-Trote, 0800-012-1090, de segunda a sexta, das 9 às 21 horas, o e-mail disquetrote@usp.br e o aplicativo, disponível na Google Play e na APP Store, para os calouros que se sentirem vítimas de agressão ou constrangimento. 

+ Mais

Com atividades de integração, USP recebe mais de 10 mil novos alunos nesta segunda

Em Ribeirão Preto, os calouros vão conviver numa extensa área verde e, além de encontrar toda a estrutura de ensino no curso escolhido, ainda terão à disposição Restaurante Universitário, Biblioteca, ônibus circular, Guarda Universitária, Serviço de Saúde, uma Rádio (107,9 MHz ou pela Internet radio.usp.br) e um Jornal on-line, entre outras. 

Recepção nas Unidades 

Para dar as boas-vindas aos calouros, as unidades organizaram uma série de eventos durante toda a semana (26/2 a 1º/3). As atividades contam com apresentação da Unidade, de seus departamentos, das entidades estudantis e dos programas USP Recicla, com entrega das canecas, de Apoio à Permanência Estudantil, além das Comissões de Inclusão e Pertencimento e para Apurar Violência Contra Mulheres e Gênero.  

A integração com os veteranos e o incentivo à cidadania também fazem parte das atividades programadas, com convite para os calouros doarem sangue e participarem das gincanas solidárias. Na quarta-feira, no período da manhã, os ingressantes vão participar da calourada unificada, que terá início com um café da manhã oferecido pela Prefeitura do Campus (PUSP-RP) no Restaurante Universitário. Além das atividades comuns, conheça alguns destaques nas oito unidades de ensino do Campus:   

A Escola de Educação Física e Esporte (EEFERP) promove gincana de integração e palestra sobre o mercado de trabalho na área de Educação Física e Esporte. Conheça a programação completa neste link

Na Escola de Enfermagem (EERP), destaque para a palestra sobre cobertura vacinal e a gincana solidária, além da visita monitorada à Unidade e a palestra sobre enfrentamento da violência contra as mulheres. Confira a programação completa da EERP neste link.

A Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFRP) também vai incentivar o cuidado com o meio ambiente com o plantio de árvores. Os calouros também farão uma visita ao horto medicinal da Unidade e vão participar do “Experimentos”, atividade para conhecerem as áreas de atuação dos farmacêuticos. Programação completa aqui

A Faculdade de Direito (FDRP) preparou uma visita dos calouros à Câmara Municipal, uma oficina com o escultor Jorge dos Anjos sobre uma obra a ser criada na FDRP, além do plantio de árvore e um júri simulado. Toda a programação neste link

Na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA-RP), além das atividades de apresentação, os calouros saberão mais sobre o mercado de trabalho da profissão que escolheram, com egressos da Unidade. Veja a programação completa neste link

A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCLRP) preparou uma recepção visando, especialmente, a cidadania e os cuidados com a saúde mental. Haverá campanha de arrecadação de materiais para serem doados a lar de idosos e roda de conversa sobre saúde mental. Conheça todas as atividades da FFCLRP neste link

Na Faculdade de Medicina (FMRP), destaque para o bate-papo com os veteranos, workshop sobre projetos de extensão e roda de conversa sobre saúde mental. A programação completa para todos os sete cursos da Unidade pode ser conferida neste link.  

A Faculdade de Odontologia (FORP) vai exibir um vídeo institucional para os calouros e preparou palestra sobre a importância da saúde bucal para a saúde em geral, além de gincana de integração. O ponto alto será a ação social com atividade prática de saúde em escola pública de ensino médio da cidade. Nessa ação, os calouros vão falar para sobre as formas de ingresso na Universidade e auxiliarão docentes e pós-graduandos que darão instruções sobre higiene bucal e autocuidado e, ainda,  informações sobre doenças bucais. A programação completa neste link.

A Prefeitura do Campus preparou uma cartilha com todos os serviços e órgãos, além de um mapa do Campus, disponível neste link


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.