USP recebe atividades do Junho Violeta em Ribeirão Preto

Durante o mês dedicado à conscientização do combate à violência contra idosos, haverá diversas atividades pela cidade e no campus da USP em Ribeirão Preto

 03/06/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 09/06/2022 as 10:25
Por
Arte: Brenda Marchiori

No dia 15 de junho, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e a Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. A data foi instituída em 2006, e motivou a campanha Junho Violeta, mês dedicado a conscientizar a sociedade a enfrentar, coibir e amenizar as diversas violências sofridas por idosos. Para ampliar o debate sobre a questão da pessoa idosa no Brasil e discutir a implementação de medidas que sensibilizem a sociedade ribeirão-pretana para o tema, o Conselho Municipal do Idoso de Ribeirão Preto (CMI) vai realizar uma ampla programação durante todo o mês de junho. 

Neste sábado, dia 4 de junho, a campanha terá início com uma ação no Calçadão da cidade, a partir das 8h, para dialogar com a população sobre a valorização do processo de envelhecimento e fortalecimento das redes de apoio aos idosos. No dia 9, quinta-feira, o grupo musical Choro da Casa vai se apresentar no Lar Padre Euclides, às 15h. 

No dia 13, professora da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) e presidente da Sociedade Brasileira de Gerontecnologia (SBGTEC), Carla Santana Castro, e a professora da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP), Luciana Romano Morilas, ambas da USP, junto com a psicóloga Fabíola Lapenta, oferecem a palestra Violência contra o idoso: como prevenir e remediar, às 19h30, na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Ribeirão Preto. As inscrições para este evento podem ser feitas aqui. 

No dia 14, às 9h, a mesa-redonda Os direitos do cidadão idoso e a mobilidade urbana, com o promotor de Justiça Carlos Cezar Barbosa, a diretora do Departamento de Mobilidade Urbana da Secretaria Municipal do Planejamento, Hellem de Freitas Miranda, e o representante da Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto e Região (Adevirp), Roberto Peres Forster, será mediada pelo vice-presidente do Conselho Municipal do Idoso Flávio Leitão, com transmissão on-line neste link. Às 14h, a professora Luciana Romano Morilas, da FEA-RP, participa da mesa-redonda O envelhecimento e a comunicação não violenta, junto com o professor da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), Wilson José Alves Pedro, e Marlene Cintra, presidente da Adevirp. A mediação será feita pela psicóloga Daniele Ferraz Teixeira, do Conselho Municipal do Idoso, e a transmissão será feita aqui. 

No dia 15, Karla Giacomin, médica geriatra, professora da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e consultora da Organização Mundial da Saúde para Políticas de saúde dos idosos, dará uma entrevista para o podcast Como combater a violência contra a pessoa idosa, às 10h, com transmissão neste link. Às 15h, a entrevista será com o arquiteto e urbanista José Antonio Lanchoti, professor do Centro Universitário Moura Lacerda e especialista em acessibilidade e deficiência física no espaço urbano, no podcast Mobilidade urbana: um olhar para as pessoas e as suas necessidades, com transmissão neste link

No mesmo dia, a Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP receberá a palestra Prevenção e cuidados: como prevenir violências contra os idosos, às 16h, no Anfiteatro da unidade, com mediação da professora Regina Yoneko Dakuzaku Carretta, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP. 

No dia 28, a Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp) vai promover a ação Dignidade e respeito à pessoa idosa. No dia 29, o Observatório do Livro e da Leitura promoverá a jornada As palavras e o envelhecimento pleno: enfrentamento à violência contra o idoso, às 19h, com transmissão nas redes sociais do Observatório. 

A programação completa e os endereços das atividades podem ser conferidos aqui.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.