USP oferece curso gratuito sobre a obra de Guimarães Rosa

O curso será on-line e abordará diversos temas a partir da obra do escritor brasileiro

 Publicado: 09/09/2021  Atualizado: 10/09/2021 as 12:47
Por

A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) e a Oficina de Leitura Guimarães Rosa do Instituto de Estudos Brasileiros da USP promovem, entre os dias 27 de setembro e 1º de outubro, das 17h30 às 19h, o curso de Difusão Cultural Guimarães Rosa: Canto, Encanto e Leveza, que busca estimular a leitura a partir das obras de um dos maiores autores brasileiros. 

A cada encontro será desenvolvido um tema (amor, natureza, infância, travessia e narração), através de um depoimento, exposição temática e uma apresentação musical.  Segundo a organização, o objetivo do curso é envolver e estimular a leitura da obra de Guimarães Rosa, “desmistificando se tratar de um “autor difícil”. As obras serão apresentadas de maneira acessível e destacando aspectos mais gerais, que despertem o encantamento para novos leitores de Guimarães Rosa, além de salientar a oralidade, musicalidade e a poesia da obra, trazendo o público para os encantos do sertão roseano.

O curso será transmitido pelo canal  do  Centro de Tecnologia da Informação de Ribeirão Preto (CeTI-RP) no Youtube. Serão 300 vagas e as inscrições são gratuitas e devem ser realizadas aqui até o dia 20 de setembro.  O critério de aprovação dos participantes é o mínimo de 75% de frequência nas atividades. Além disso, os participantes deverão enviar uma mensagem para o e-mail gr.cel.presenca@gmail.com declarando a presença para o controle da frequência. 

O curso, coordenado pelo professor Sérgio Emanuel Galembeck, do Departamento de Química da FFCLRP, conta com o apoio do Centro de Tecnologia da Informação da USP em Ribeirão Preto (CeTI-RP) e Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da USP; Instituto de Estudos Avançados – Polo Ribeirão Preto (IEA-RP);  Museu Casa Guimarães Rosa, do Governo do Estado de Minas Gerais; Grupo Contadores de Estórias Miguilim, de Cordisburgo, em Minas Gerais; Grupo Contadores de Estórias Manuelzão, de Três Marias, em Minas de Gerais; e Grupo Caminhos do Sertão.

Guimarães Rosa

Considerado o maior escritor brasileiro do século 20, Guimarães Rosa produziu contosnovelas e romances e é conhecido pelo distinto trabalho com a linguagem. O autor mineiro, que fez parte da terceira fase do modernismo brasileiro, construiu novos vocábulos, reinventando a língua portuguesa e recuperando a linguagem poética, rompendo com as técnicas tradicionais do romance.

Guimarães Rosa trouxe o regionalismo brasileiro  novamente ao centro da literatura nacional, por meio de inúmeras viagens de campo que fizeram da sua obra uma fusão de arcaísmos, cultura popular e mundo erudito. Tendo como cenário as localidades rurais, o escritor utiliza os espaços geográficos para desenvolver as narrativas e seus personagens. 

Mais informações: oficinagr.ieb@usp.br


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.