Show “Cantos de Trabalho” é destaque do “Express Cultura” desta quinta-feira (11/5)

A destaladeira de fumo Rosália Gomes dos Santos se junta à Cia Cabelo de Maria para apresentação no Sesc neste domingo, 14/5

12/05/2023 - Publicado há 12 meses
Cia Cabelo de Maria e Dona Rosália se apresentam neste domingo (15/4), no Sesc – Foto: Thiago de Mello
Logo da Rádio USP

O Express Cultura desta quinta-feira (11/5) traz como destaque a entrevista com Renata Mattar, criadora da Cia Cabelo de Maria, e Rosália Gomes dos Santos, destaladeira de fumo de Alagoas e convidada do show Cantos de Trabalho, que acontece neste domingo (14/5), Dia das Mães, às 16 horas, no Sesc de Ribeirão Preto. A apresentação é livre para todos os públicos, gratuita e acontece no espaço de convivência do Sesc, que fica na Rua Tibiriçá, 50.

A Biblioteca Sinhá Junqueira recebe nesta quinta, às 19 horas, o recital de música da USP com o violonista solo Jhony de Souza Pinto, bacharel com habilitação em violão no Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP. A apresentação é livre para todos os públicos e gratuita. A Biblioteca Sinhá Junqueira fica na Rua Duque de Caxias, 547, no Centro.

O Palácio do Rio Branco recebe, às 14 horas, o Programa de Mãos Estendidas (PME) e a Fundação Instituto do Livro para o lançamento do livro Aconteceu Comigo – Vivendo um Dia de Cada Vez, escrito por algumas das mulheres em situação de vulnerabilidade atendidas pelo PME. Elas contaram suas histórias marcantes ao longo dos capítulos com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Ribeirão Preto, além da orientação de terapeutas ocupacionais, psicólogos e assistentes sociais. A entrada no evento é livre e gratuita. O lançamento é no Salão Rosa do Palácio do Rio Branco, que fica na Praça Barão do Rio Branco, no Centro.

O filme desta quinta no CineCiência é Ela, do diretor Spike Jonze, lançado em 2013. A história apresenta um escritor solitário que compra um sistema operacional novo para seu computador. O personagem, chamado Theodore, se apaixona por Samantha, a voz desse sistema, e desenvolve uma relação amorosa entre homem e máquina. O filme tem classificação indicativa de 14 anos. A sessão começa às 15 horas, no anfiteatro do bloco 4, o bloco didático das exatas, dentro do campus. A entrada é gratuita e livre para a comunidade USP e todos os interessados de fora da universidade. O CineCiência é um projeto que exibe toda semana um filme que tenha relação com o mundo científico, e o tema desta semana é inteligência artificial.

A Praça Carlos Gomes recebe até sábado (13/5), véspera do Dia das Mães, a Feira de Mangaio, que recria a tradição nordestina bem no Centro de Ribeirão Preto. O foco da feira, iniciada em 2005, é a troca de objetos, com a presença de diversos artesãos e artistas plásticos em tendas. O evento acontece sempre das 7 às 17 horas. A Praça Carlos Gomes fica ao lado da Praça XV, em frente ao Museu de Arte de Ribeirão Preto (Marp).

O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana; e Hugo Luque, estagiário.