Gabriel Grossi é o entrevistado do “Express Cultura” desta quinta-feira (27/4)

Um dos melhores harmonicistas do mundo, o músico se apresenta no Sesc às 20 horas

27/04/2023 - Publicado há 12 meses
Gabriel Grossi é um dos melhores harmonicistas do mundo e já tocou ao lado de grandes nomes da música mundial – Foto: Ana Rezende
Logo da Rádio USP

O Express Cultura desta quinta-feira (27/4) traz como destaque a entrevista com Gabriel Grossi, um dos melhores harmonicistas do mundo, que faz show de divulgação de seu último álbum, #EmMovimento, no Sesc Ribeirão, às 20 horas. O artista traz diversas influências no trabalho, seu 14º disco na carreira, e carrega no currículo apresentações ao lado de grandes nomes da música nacional e internacional, como Chico Buarque, Milton Nascimento, Djavan, Dave Mathews e vários outros. O show desta quinta tem ingressos disponíveis por R$ 25,00 a inteira, R$ 12,50 a meia-entrada e R$ 8,00 para quem tem credencial plena. O concerto será no auditório do Sesc, localizado na Rua Tibiriçá, 50.

A 6ª Mostra Livre de Cinema tem sequência no auditório da Biblioteca Sinhá Junqueira com a Mostra Proibida. Serão apresentados dez filmes nacionais e internacionais, indicados apenas para maiores de 16 anos, a partir das 19h30. O evento acontece em diversas cidades, com realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e com produção da Frame7 Cinema. Já foram apresentadas mostras em outras categorias, como infantil, infantojuvenil e cinema negro. Toda a exibição é gratuita. A Biblioteca Sinhá Junqueira fica na Rua Duque de Caxias, 547, no Centro.

A 16ª Mostra de Teatro TPC chega ao fim nesta quinta com a apresentação do musical Cinderella. A peça busca recontar a história da órfã que dá nome à obra. Maltratada pela madrasta e suas filhas, ela sonha em ter uma vida melhor e conta com a ajuda da Fada Madrinha para conquistar o príncipe encantado. O espetáculo começa às 20 horas e a classificação é livre. Os ingressos podem ser comprados diretamente na bilheteria ou na Escola de Teatro TPC, organizadora do evento. O endereço é Rua Comandante Marcondes Salgado, 731. As entradas custam R$ 40,00 a inteira e R$ 20,00 a meia. O Teatro Municipal fica no Morro de São Bento.

O Theatro Pedro II recebe, às 20 horas, a peça A Golondrina, produzida pelo ator Odilon Wagner e inspirada na história pessoal escrita por Guillem Clua, um dos maiores dramaturgos espanhóis da atualidade. A trama fala sobre o ataque terrorista homofóbico no Bar Pulse, em Orlando, nos Estados Unidos, em 2016. No espetáculo, o personagem Ramón sobrevive ao ataque e, algum tempo depois, encontra a professora de canto Amélia, que também tem sua história relacionada ao traumático evento. A peça já passou por diversos países e conquistou prêmios na Inglaterra, na Grécia e em outros locais. A classificação indicativa é 14 anos. Os ingressos custam R$ 60,00 a inteira e R$ 30,00 a meia-entrada em qualquer setor, e podem ser comprados na bilheteria do Pedro II ou neste link.

O Centro Cultural Palace recebe a exposição Efemeridades, da artista e professora da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP, Geciane Porto. A mostra tem apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Ribeirão Preto e traz 21 trabalhos em óleo que brincam com todas as cores. Embora tenha seguido outro caminho profissional, Geciane nunca deixou de pesquisar sobre arte. Ela fez aulas, participou de ateliês e passou a estudar pintura no começo dos anos 2000. A mostra tem visitação livre e gratuita. De segunda a sexta-feira, o horário é das 9 às 21 horas, enquanto aos sábados, vai das 9 às 12 horas. A exibição acontece até 19/5 no Palace, localizado na Rua Álvares Cabral, 322, no Centro.

A promoção do Express Cultura para o Forró da Lua Cheia continua. Neste ano, o festival acontece entre 8 e 11/6, no Hotel Vale das Grutas, com várias atrações. Entre as principais, Ney Matogrosso, Natiruts, Daniela Mercury, Marina Sena e Marcelo Falcão. Os ingressos estão disponíveis neste link e os ouvintes do programa podem concorrer a um par de ingressos. Basta seguir a página do Instagram neste link e marcar três pessoas no comentário da publicação da promoção. O primeiro sorteio acontece ao vivo, no dia 2/5.

O penúltimo dia da Semana do Livro, Leitura e Biblioteca de Jardinópolis tem atividades à tarde e à noite para quem deseja visitar a região. Às 14 horas, a Cia. A Dita Cuja apresenta a peça infantil Pequenópolis e o Gigante Bailarino. Mais tarde, às 19 horas, tem o sarau Instituto do Livro e Entidades Literárias. Todas as atividades são livres para todos os públicos e gratuitas. O evento acontece no Centro Esportivo José Amauri Pegoraro, que fica na Avenida Pedro Brigliadori, 1.200, no bairro Santa Emília, em Jardinópolis.

O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana. Hugo Luque, estagiário.