Heloísa Buarque de Hollanda é destaque do “Express Cultura” desta quarta-feira (26/4)

Escritora e crítica cultural ribeirão-pretana foi eleita para ocupar cadeira na Academia Brasileira de Letras

26/04/2023 - Publicado há 1 ano
Escritora e crítica cultural ribeirão-pretana foi eleita para ocupar a 30ª cadeira da Academia Brasileira de Letras – Foto: Chico Cerchiaro
Logo da Rádio USP

O Express Cultura desta terça-feira (26/4) traz como destaque a eleição de Heloísa Buarque de Hollanda para ocupar a 30ª cadeira da Academia Brasileira de Letras (ABL). Escritora e crítica cultural, a ribeirão-pretana é a décima mulher eleita para a ABL e vai ocupar a vaga deixada por Nélida Piñon, que morreu no ano passado. Heloísa é formada em Letras Clássicas pela PUC do Rio de Janeiro e teve várias obras de destaque publicadas, como 26 Poetas Hoje, seu principal trabalho. A obra reúne 26 poetas da chamada poesia marginal ou geração mimeógrafo, um movimento contracultural da década de 1970, durante a ditadura militar.

Acontece nesta quarta-feira a primeira edição do Sarau do Nau, que dá a oportunidade aos vestibulandos do Projeto Nau de mostrarem seus talentos, seja na música, na fotografia, na encenação ou em qualquer outra área da arte. O evento começa às 19 horas, é gratuito e livre para todos os públicos, inclusive quem não participa do Nau, que é um cursinho gratuito e projeto social oferecido pelo Instituto A Fábrica, criado para auxiliar jovens de bairros mais pobres em Ribeirão Preto. O sarau acontece dentro da sala do Nau, que fica justamente na Fábrica. O endereço é Rua Mariana Junqueira, 33, Centro.

A Mostra de Teatro TPC volta para seus últimos dois espetáculos no Teatro Municipal. A peça desta quarta é a clássica obra Os Miseráveis, inspirada no romance de Victor Hugo. Em meio à pobreza na Paris do século 19, a história se concentra no destino do condenado Jean Valjean. A apresentação começa às 20 horas, com classificação indicativa de 12 anos. Os ingressos podem ser comprados na bilheteria do Municipal ou na Escola de Teatro TPC, que organiza o evento e fica na Rua Comandante Marcondes Salgado, 731. As entradas custam R$ 40,00 a inteira e R$ 20,00 a meia. O Teatro Municipal fica no Morro de São Bento.

O filme do CineCiência desta semana é M3GAN, de Gerard Johnstone, que será apresentado no campus USP amanhã, a partir das 15 horas. O longa de terror e suspense traz a jovem Cady, que perde os pais em um acidente de carro e passa a viver com sua tia Gemma em Seattle, nos Estados Unidos. Essa tia desenvolve um robô humanoide para ser uma amiga das crianças, mas as coisas não saem como o esperado e o que era para ser apenas um brinquedo se transforma em uma máquina mortífera. A sessão é gratuita e aberta para todos, no anfiteatro do bloco 4, o Bloco Didático das exatas, dentro do campus da USP em Ribeirão Preto. A classificação indicativa do filme é de 14 anos. O CineCiência exibe toda semana um filme que tenha relação com o mundo científico.

Estão abertas as inscrições para o Sábado do Trabalhador, um evento que será realizado em 6/5, das 8 às 17 horas, pelo Centro de Referência à Saúde do Trabalhador (Cerest) em homenagem ao Dia do Trabalhador, que é na próxima segunda, 1º/5. A organização programou várias atividades, como yoga, dança circular e acupuntura. O formulário para a inscrição é gratuito e pode ser encontrado neste link. O Cerest fica na Rua Visconde de Inhaúma, 68, Centro.

Outra oficina com inscrições abertas é Documentos São História: Como preservar minha história, ministrada pelas biblioteconomistas Raquel Jacob e Fernanda Dias, que acontece em 6/5, das 14 às 18 horas, no Museu Casa da Memória Italiana. Essa oficina pretende mostrar a importância de preservar documentos para passar a história adiante, seja por meio de registros, álbuns fotográficos e até mesmo livros de receitas. As inscrições podem ser efetuadas neste link de forma gratuita. O evento é voltado apenas para pessoas com 14 anos de idade ou mais. A Casa da Memória Italiana fica na Rua Tibiriçá, 776, Centro.

Acontece nesta quarta mais um dia da 4ª Semana do Livro, Leitura e Biblioteca de Jardinópolis. A programação tem uma roda de conversa com estudantes, com Bruna Liz e Luis Claudio, às 14 horas, além de outro bate-papo, às 19 horas, com a jovem ribeirão-pretana Mirella Archangello, que sonha em ser jornalista e ganhou destaque ao se inspirar em Glória Maria para denunciar os buracos de sua rua, ainda quando criança. Em seguida, às 20 horas, tem palestra com a ex-ginasta olímpica Lais Souza. Todas as atividades são livres, gratuitas e acontecem no Centro Esportivo José Amauri Pegoraro, localizado na Avenida Pedro Brigliadori, 1.200, no Santa Emília, em Jardinópolis.

O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana. Hugo Luque, estagiário.