Ribeirão Rock Series é destaque do “Express Cultura” desta terça-feira (18/4)

Festival traz Angra, uma das principais bandas brasileiras de heavy metal, e os alemães do Scorpions

18/04/2023 - Publicado há 1 ano
A banda alemã Scorpions é o destaque do primeiro dia do Ribeirão Rock Series – Foto: Marc Theis
Logo da Rádio USP

O Express Cultura desta terça-feira (18/4) traz como destaque o primeiro dia do Ribeirão Rock Series, festival que traz grandes bandas nacionais e internacionais de rock. A principal atração da noite é a clássica banda alemã Scorpions, que já passou por Ribeirão Preto em 2008 e sobe ao palco às 21 horas. O grupo já tem quase 60 anos de estrada e deve trazer no repertório hinos do hard rock, como Wind of Change e Rock You Like a Hurricane. Outro destaque é a banda de heavy metal brasileira Angra, conhecida mundialmente dentro do gênero. Também vão se apresentar os grupos Noturnall e Sinistra. Os shows, que seriam dentro do estádio Santa Cruz, foram transferidos para a área do estacionamento da Arena Eurobike, logo abaixo da Avenida Costábile Romano, por conta da agenda de jogos do Botafogo, segundo a organização. Os portões abrem às 16 horas e os ingressos ainda estão disponíveis neste link. Os preços vão de R$ 400,00 a R$ 1.000,00. Somente maiores de 14 anos podem entrar sem a presença de maiores responsáveis. Além do show desta terça, o festival terá um segundo dia na próxima semana, dia 25/4, com Deep Purple, Sepultura e muito mais.

O Sesc realiza, às 20 horas, a apresentação do longa-metragem japonês Sonhos, do diretor Akira Kurosawa, no Teatro Municipal. O diferencial é a trilha sonora, que será tocada ao vivo e foi composta especialmente para essa performance pelo músico Anselmo Mancini. Além dele, também se apresentarão Kooi Kawazoe nos instrumentos de corda shamisen e no koto, Moisés Pantolfi no vibrafone e na percussão, e Silnei Döomaci na flauta transversal e no piccolo. A classificação indicativa é de 12 anos e a entrada é gratuita, mas é necessário retirar os ingressos na bilheteria do teatro com uma hora de antecedência. O Teatro Municipal fica no Morro de São Bento.

Estão abertas as inscrições para as oficinas culturais gratuitas da Escola Estadual Julieta Fernanda Taranto. Elas fazem parte do Projeto Reação: Pedreira é Nossa Casa, que mostra as manifestações negras, urbanas e jovens como instrumento de transformação social, e têm o objetivo de valorizar as manifestações negras ao propor atividades que potencializam a identidade do indivíduo e do coletivo. São oferecidas oficinas de customização de brinquedos e roupas, de desenho e grafite e de fotografia. As oficinas começam no dia 29/4, às 9 horas, e são voltadas para alunos a partir dos 12 anos de idade. A inscrição deve ser realizada na própria Escola Estadual Julieta Fernanda Taranto, que fica na Rua Joaquim Peres, 100, no Jardim Marchesi.

Outra oficina que está com inscrições abertas é O Corpo e o Circo – Tradição e Identidade, uma vivência voltada à criação de números nos aparelhos aéreos, como é, por exemplo, o tecido acrobático, muito usado nas apresentações circenses. A oficina acontece nos dias 13/5 e 14/5. No primeiro dia, também vai ter um bate-papo com a artista circense Ana Maíra Favacho. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo número de Whatsapp (16) 99783-8922. Essa oficina será no Espaço Aerea, localizado na Avenida Itatiaia, 423, no Jardim Sumaré.

O Bar do Chorinho traz hoje clássicos da MPB e muitas brasilidades com a dupla Perereca e Teco, na Terça das Brasilidades. O bar abre às 17 horas e o couvert artístico é R$ 10,00. O Bar do Chorinho fica na Rua Daniel Kujawski, 588, no Jardim Macedo. Os fãs de folk rock podem visitar o Terraço Pizza Bar, que recebe o som do músico Vinicius Melo. O espaço abre às 17h30 e fica na Rua Américo Brasiliense, 1565, no terceiro andar. Para finalizar a programação musical desta terça, o espaço Vila Madá Cásper Líbero apresenta o show da cantora Nanna Siqueira. No repertório, o melhor da MPB e do pop rock. O endereço é Rua Cásper Líbero, 148, no Parque Ribeirão.

Para os amantes do cinema nacional, a Casa Belas Artes exibe o filme acriano Noites Alienígenas. Dirigido por Sérgio de Carvalho, o longa-metragem venceu o Festival de Cinema de Gramado de 2022, com cinco estatuetas: Melhor filme, Melhor filme pela crítica, Melhor ator (Gabriel Knoxx), Melhor ator coadjuvante (Chico Diaz), Melhor atriz coadjuvante (Joana Gatis) e uma Menção honrosa ao ator Adanilo Reis. A obra também foi exibida no Festival de Gotemburgo, na Suécia, em janeiro deste ano. O filme tem classificação de 16 anos e conta, a partir do realismo mágico, o impacto no cotidiano dos jovens da periferia de Rio Branco, capital do Acre, com a chegada das facções criminosas vindas do Sudeste do Brasil. São duas exibições na Casa Belas Artes: às 16 e às 19 horas. O endereço é Rua Conselheiro Dantas, 500, na Vila Tibério. A entrada custa R $20,00 e o pagamento é somente em dinheiro.

O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana. Hugo Luque, estagiário.