“Express Cultura” desta segunda-feira (17/4) traz as diversas exposições em Ribeirão Preto

Programação artística da semana tem Odilla Mestriner, exposição sobre neurociência e muito mais

17/04/2023 - Publicado há 1 ano
Programação de museus em Ribeirão Preto tem diversas exposições nesta semana – Foto: Snow White via Pexels
Logo da Rádio USP

O Express Cultura desta segunda-feira (17/4) traz como destaque as exposições de arte que acontecem em Ribeirão Preto nesta semana. No Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP), a mostra 43 Anos de Neurociência & Arte: Construindo Pluriversos – Integrando Múltiplos Saberes, do professor Norberto Cairasco, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP e coordenador do CienArtes, continua em cartaz. A exibição viaja pelas quatro décadas de estudos de Cairasco dedicados à ciência e à arte, com pinturas, desenhos, esculturas e montagens que interagem com o estudo da neurociência. A visitação é livre, gratuita e vai até o dia 12/5, diariamente, das 8 às 17 horas.

Outra exposição que vai até o mês de maio, no Museu de Arte de Ribeirão Preto (Marp), é Odilla Mestriner e a coleção Ribeiro&Ruiz, a primeira exibição individual da artista ribeirão-pretana na cidade em 16 anos. Diversas obras fazem parte da mostra, que integra as comemorações de 30 anos do Marp, e todas fazem parte do acervo dos colecionadores Paulo Fabrino Ribeiro e Rogerio Ruiz. A visitação é livre e gratuita, e acontece de terça a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 13 horas às 17h30, exceto no dia 21/4, em que o museu estará fechado. Aos sábados, o horário é das 9 às 15 horas. O Marp fica na Rua Barão do Amazonas, 323, no Centro.

A exposição Tinta e Fogo, que passou pelo Instituto A Fábrica, foi premiada na categoria Experiences do Laval Virtual, um evento de tecnologias imersivas que acontece desde 1999, na França, e teve mais uma edição realizada entre 12 e 16/4. Produzida pelo Studio KwO XR, a exposição leva os visitantes, por meio de óculos de realidade aumentada, ao Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí, onde está o conjunto de pinturas rupestres mais importante do Brasil. Foi em Ribeirão que o projeto teve sua primeira apresentação ao grande público, entre dezembro de 2022 e a última semana.

A Casa da Memória Italiana tem inscrições abertas para o projeto Escola no Museu, que deve receber cerca de 240 estudantes da rede pública estadual de ensino durante o mês de maio. Os visitantes conhecerão o acervo da instituição, composto com a arquitetura, decoração e mobília originais da década de 1920, que preservam a cultura e a história da imigração italiana. As inscrições podem ser realizadas por professores, coordenadores e diretores das escolas até o dia 21/4, neste link. O Museu Casa da Memória Italiana fica na Rua Tibiriçá, 776, no Centro.

O CEU das Artes tem mais de 180 vagas disponíveis para os cursos de ballet, danças urbanas, violão, informática, teclado e teatro, dentro do programa Cultura Livre: Programa de Formação e Fortalecimento, realizado pela Secretaria da Cultura e Turismo de Ribeirão Preto. As vagas disponíveis são para os períodos da manhã e tarde. As inscrições são gratuitas e devem ser efetuadas no próprio CEU das Artes, das 8 às 11 horas e das 14 horas às 16h30. É necessário levar cópia do RG ou certidão de nascimento do aluno, cópia do RG ou CNH do responsável pela matrícula, cópia do comprovante de endereço recente e declaração de matrícula escolar. O CEU das Artes fica na Rua Benedito Jacinto de Souza, 330, no Jardim Florestan Fernandes.

O Projeto Choro da Casa iniciou uma série de shows denominada Choro na Esquina. As apresentações começaram no último domingo e acontecerão uma vez por mês, na frente do Teatro Minaz, na Rua Carlos Chagas, 273, Jardim Paulista. Mas quem gosta de choro também pode prestigiar, nesta segunda, a roda de choro do projeto, na Praça XV, no Centro de Ribeirão Preto, em frente ao Theatro Pedro II. Ela vai das 20h30 às 23 horas. Quem quiser, pode até mesmo participar, seja tocando ou cantando com o Choro da Casa. A roda é livre para todos os públicos e gratuita.

O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana. Hugo Luque, estagiário.