Setor de eventos deve ter retorno tímido, mesmo com avanço da vacinação

Esperançosos com uma imunização em massa da população brasileira, empresários aguardam boas novas para o final deste ano

 06/07/2021 - Publicado há 3 anos
Por
Logo da Rádio USP

O retorno do setor de eventos deve ocorrer de forma tímida. É o que prevê o professor Luciano Nakabashi, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da USP (FEA-RP) para a retomada dos grandes shows no País. Para o professor, se o Brasil mantiver o atual ritmo de vacinação, é possível que no final do ano esteja num processo de normalização parecido com o de outros países. 

Mas os empresários do setor estão esperançosos para uma possível retomada dos negócios ainda este ano, com o avanço da vacinação contra a covid-19. Especula-se até mesmo sobre possível realização de um evento exclusivo para vacinados, recentemente anunciado pelas mídias sociais. Mas, de concreto, o setor, um dos mais afetados pelo isolamento social, tem ainda muitas incertezas.

É o caso de Luit Marques, organizador do João Rock, um dos maiores festivais de rock do País que acontece anualmente em Ribeirão Preto-SP. Realizado pela última vez em 2019, o evento tem algumas chances para este ano, pelo menos é o que espera Marques, que acredita no avanço da imunização, já que a receptividade do público deve ser das melhores. Para o empresário, deve acontecer no Brasil o mesmo que já está ocorrendo nos Estados Unidos e Europa, com grande procura pelos ingressos.

A explicação para o otimismo, comenta Marques, é a demanda reprimida pela pandemia. “Os grandes eventos são os primeiros a ser cancelados e os últimos a ser liberados”, diz, reconhecendo o nível de dificuldade para o cumprimentos dos protocolos sanitários e a necessidade da segurança oferecida pela imunização. Apesar de admitir que ainda tem reservas, está esperançoso pelo melhor até o final de 2021. “Quanto antes a gente retomar é sinal de que estamos perdendo menos vidas e melhor está a economia do País”, enfatiza.

Com relação à economia, o professor Nakabashi concorda com Marques, afirmando que o impacto da pandemia sobre os eventos é muito ruim, já que o setor afeta vários outros, como o hoteleiro, por exemplo.

O Jornal da USP no Ar, Edição Regional vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir das 12h, pela Rádio USP em Ribeirão Preto, com produção e reportagens da Equipe de jornalismo da Rádio USP Ribeirão. Apresentação: Mel Vieira e Ferraz Junior.  Técnica: Luiz Fontana, Mario Brother e Gabriel Soares. Supervisão: Ferraz Junior. Coordenação: Rosemeire Talamone. Você pode sintonizar a Rádio USP  em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em ribeirao.usp.br  ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.