“Série Energia”: A invisível importância das pequenas usinas geradoras de energia hidrelétrica

As PCHs e as CGHs são construídas em rios de pequeno porte e atendem basicamente às necessidades da região onde se encontram

10/06/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 12/06/2023 as 12:14
Usina Hidrelétrica – Foto: Photo Gimenez via Wikimedia Commons/CC BY-SA 3.0

Logo da Rádio USP

As usinas hidrelétricas, no Brasil, são as responsáveis por gerar quase 60% da energia elétrica que circula no País, entretanto, pouco se destaca a importância das Pequenas Centrais Hidrelétricas, as chamadas PCHs que, atualmente, detêm 3,5% da capacidade instalada de produção de energia do Sistema Interligado Nacional (SIN). No Brasil, existem cerca de 425 PCHs operando, sendo Minas Gerais o Estado que tem o maior número delas com 72 usinas desse porte em operação. Para ser considerada PCH, é preciso produzir de 5 MW a 30 MW.

É importante falar, também, das CGHs que são as Centrais Geradoras Hidrelétricas. Elas têm menor potência comparada às Pequenas Centrais Hidrelétricas, ou seja, para ser caracterizada como CGHs deve se ter uma produção de até 5 MW. Existem, no Brasil, cerca de 732 centrais instaladas que geram 808.665,67 quilowatts de potência.

Essas pequenas centrais são usinas e operam da mesma maneira que as grandes hidrelétricas, mas diferenciam-se no fato de que são instaladas em rios de pequeno e de médio porte e seus tamanhos e potência são reduzidos. A necessidade de ter uma usina como essa é justamente aproveitar os potenciais dos pequenos e médios rios e destinar a energia produzida a atividades como alimentação de geradores, comercialização e outras tarefas.

A tendência é que aumente a quantidade desses empreendimentos no País, visto que os benefícios em tê-los são muitos, como: baixo impacto ambiental, uma vez que protegem as margens dos rios contra erosão, e a reutilização das águas, a exemplo do uso na irrigação. Outros benefícios que elas proporcionam são o aumento do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) nas regiões onde são instaladas e a geração de emprego, junto com o aumento de renda.

A Série Energia tem apresentação do professor Fernando de Lima Caneppele (FZEA), que produziu este episódio com Igor Homero Arruda Montezino (aluno da USP Pirassununga). A coprodução é de Ferraz Junior e edição da Rádio USP Ribeirão. Você pode sintonizar a Rádio USP Ribeirão Preto em FM 107,9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS. A segunda temporada da série retorna após as férias escolares.

Ouça no player acima o episódio inédito e na íntegra sobre a importância da produção de energia pelas usinas hidrelétricas de pequeno porte.