Reunião sobre Lei Paulo Gustavo é destaque no “Express Cultura” desta quinta-feira (25/5)

Maria Eugênia Biffi falou sobre o Ciclo de Escutas da Lei Paulo Gustavo, promovido pelo Conselho Municipal da Cultura de Ribeirão Preto

25/05/2023 - Publicado há 11 meses
Maria Eugênia Biffi, presidente do Conselho Municipal da Cultura de Ribeirão Preto - Imagem: Arquivo Pessoal
Maria Eugênia Biffi, presidente do Conselho Municipal da Cultura de Ribeirão Preto – Imagem: Arquivo pessoal
Logo da Rádio USP

O Express Cultura desta quinta-feira (25/5) traz como destaque a entrevista com Maria Eugênia Biffi, presidente do Conselho Municipal da Cultura de Ribeirão Preto. Ela falou sobre a primeira reunião do Ciclo de Escutas da Lei Paulo Gustavo, voltado a produções audiovisuais. O evento é aberto a todos e começa às 18 horas, no Salão Rosa do Palácio do Rio Branco, localizado na Praça do Rio Branco, sem número.

O programa lembra também a morte de Tina Turner, ocorrida na quarta-feira, aos 83 anos. A causa da morte não foi divulgada e a artista morreu em sua casa, perto de Zurique, na Suíça. Um dos grandes ícones da música pop mundial no último século, Tina cantou ao longo de mais de 60 anos de carreira, quase 50 deles solo, e encantou com oito prêmios Grammy e mais de 100 milhões de discos vendidos. Entre seus principais singles, estão What’s Love Got to Do with It e The Best.

Para celebrar o Dia do Orgulho Nerd, comemorado nesta quinta, o Sesc de Ribeirão Preto promove uma série de atividades com essa temática. Tem oficina de criação de bandeiras decorativas geeks no espaço de tecnologias e artes, a partir das 14 horas. No mesmo horário, o espaço de convivência recebe o Arena Games, em que os visitantes podem jogar vários jogos de videogame. Um pouco mais tarde, às 14h30,, tem a exibição do filme Star Wars: Episódio 9 – A Ascensão Skywalker, de 2019, no galpão. Em seguida, às 17 horas, no mesmo espaço, é a vez do longa-metragem O Guia do Mochileiro das Galáxias. Toda a programação é gratuita e com classificação indicativa de dez anos. A exceção é a exibição de Star Wars, não recomendada para menores de 12 anos. O Sesc fica na Rua Tibiriçá, 50.

O Museu da Imagem e Som (MIS) de Ribeirão Preto, inaugura, às 19 horas, a exposição Tony Miyasaka: câmeras e registros fotográficos de Ribeirão Preto, que reúne uma seleção de fotografias de edificações da cidade, além do acervo de câmeras e acessórios, e um documentário sobre a produção do fotógrafo japonês, que morreu em 2004. A entrada é livre para todos os públicos e gratuita. A mostra vai até 28/7, com visitação liberada de terça a sexta, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas. O MIS fica na Rua Cerqueira César, 371, no Centro.

A Biblioteca Padre Euclides recebe, às 19h30, o espetáculo O Poeta e o Cantadô – Uma Odisseia Caipira, com o escritor, poeta e cantor francano Paulo Gimenes. A apresentação é uma viagem pelo universo caipira paulista e mineiro, com poemas, causos e canções. A entrada é livre e gratuita, e o evento faz parte das comemorações dos 120 anos da Biblioteca Padre Euclides, localizada na Rua Visconde de Inhaúma, 490, no Centro.

O espetáculo de circo Bloom, da Companhia La Mala, chega ao Theatro Pedro II às 20 horas. Promovida pelo Sesc, a apresentação busca celebrar a potência dos encontros a partir dos ciclos da natureza e das estações do ano. Tudo isso é acompanhado de muitas acrobacias. O evento começa às 20 horas, com classificação indicativa livre. Os ingressos estão à venda na bilheteria do Pedro II por R$ 25,00 a inteira, R$ 12,50 a meia e R$ 8,00 para quem tem credencial Sesc. Crianças de até 12 anos entram de graça.

A Banda Sinfônica Senai Ribeirão Preto realiza, às 20 horas, o Segundo Concerto em Homenagem à Indústria, no auditório da Escola Senai. O grupo é comandado pelo regente Rodrigo de Jesus. A classificação é livre e a entrada é um litro de leite. A retirada de ingressos acontece na biblioteca da Escola Senai. O endereço é Rua Capitão Salomão, 1.813, nos Campos Elíseos.

O CEU das Artes recebe na sexta-feira, em duas sessões – às 10 e às 14 horas -, o espetáculo As Desventuras do Capitão Rabeca. A peça traz justamente o Capitão Rabeca, personagem que conta, em uma taverna, sobre sua infância e maturidade, além de como desenvolveu admiração pelas artes, mas acabou reprimido por seu pai para ser moldado para a prática da guerra. A entrada é gratuita e a classificação indicativa é de 12 anos. O CEU das Artes fica na Rua Benedito Jacinto de Souza, 330, no Jardim Florestan Fernandes.

O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana. Hugo Luque, estagiário.