Entrevista com Fernanda Marx é o destaque do “Express Cultura” desta terça-feira (30/5)

Cantora realiza show no Teatro Minaz na segunda-feira, 4/6, às 19 horas

30/05/2023 - Publicado há 10 meses
Fernanda Marx
Os ingressos para o show de Fernanda Marx estão esgotados, mas é possível entrar na lista de espera – Foto: cedida por Fernanda Marx

O Express Cultura desta terça-feira (30/5) traz como destaque a entrevista com Fernanda Marx, cantora ribeirão-pretana que realiza o show Brasilidades, na segunda-feira (4/6), às 19 horas, no Teatro Minaz. No repertório, grandes canções da MPB e do samba. A apresentação é livre e gratuita, mas os ingressos estão esgotados. Entretanto, a organização recomenda que as pessoas que não tenham conseguido os bilhetes se dirijam à porta do espaço no dia da apresentação e aguardem na fila de espera. O Teatro Minaz fica na Rua Carlos Chagas, 273, no Jardim Paulista.

A USP Filarmônica realiza nesta terça, às 20 horas, no Theatro Pedro II, mais uma apresentação da série Concertos USP, com obras de compositores brasileiros. O espetáculo terá participação da soprano Gabriela Vian como solista e regência do maestro convidado Marcelo Jardim, da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). No repertório, obras de José Maurício Nunes Garcia, Tulio Mourão, Alberto Nepomuceno, Chiquinha Gonzaga e muito mais. A entrada é gratuita e os ingressos serão distribuídos na porta do Theatro Pedro II, a partir das 19h30.

O Sesc de Ribeirão Preto promove, das 13 horas às 21h30, mais um dia de Curta Cine. O tema do mês de maio é Legítima Diferença, e traz curtas-metragens para refletir sobre diversas questões que envolvem a comunidade LGBTQIA+. Serão apresentados quatro filmes. A exibição tem entrada gratuita e livre para todos os públicos. O Sesc fica na Rua Tibiriçá, 50.

O artista plástico João Sampaio realiza, por meio de uma videoaula, um minicurso com o nome Pintando com Pouco. O objetivo é propor a confecção de uma tela artística utilizando técnicas de pintura com materiais alternativos, além de facilitar o acesso e produção de uma obra de arte. O curso começa às 18 horas, neste link, e conta com recursos do Fundo Municipal de Cultura da Secretaria de Cultura e Turismo e do Conselho Municipal de Cultura de Ribeirão Preto.

A Secretaria de Cultura e Turismo de Ribeirão aprovou a agenda do Teatro Municipal e do Arena para o segundo semestre deste ano. Foram recebidas 94 propostas e 52 foram aprovadas. Os escolhidos têm até o dia 9 de junho para realizar a assinatura do contrato e do termo de cessão para uso do espaço. Caso os selecionados não compareçam no prazo, será considerado desistência e a data será disponibilizada como vaga remanescente.

Foi prorrogado o prazo para o cadastramento de propostas e projetos de festas juninas e julinas com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo. Agora, os interessados devem efetuar a inscrição até sexta-feira. Podem participar pessoas físicas e jurídicas que queiram ocupar espaços públicos e necessitem de apoio institucional. Para realizar o cadastro, é necessário acessar o formulário on-line disponível neste link e adicionar os documentos necessários.

Na programação musical, o Terraço Pizza Bar recebe o cantor, compositor, escritor e educador Rafa Leme. No repertório, muito pop nacional. O espaço abre às 17h30 e fica na Rua Américo Brasiliense, 1.565, no Centro. É dia de brasilidades no Bar do Chorinho, que recebe as Soberanas do Samba a partir das 19h30. O couvert artístico é R$ 10,00 e o Bar do Chorinho fica na Rua Daniel Kujawski, 588, no Jardim Macedo.

O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana. Hugo Luque, estagiário.