Professora da USP ganha prêmio internacional com projetos inovadores na área de informação em saúde

O prêmio, da professora Maria Cristiane Barbosa Galvão, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, foi na categoria Melhor Apresentação Oral, da nona edição da Conferência da Associação Asiática de Literácia em Saúde

04/07/2023 - Publicado há 10 meses     Atualizado: 14/08/2023 as 12:14

A professora Maria Cristiane Barbosa Galvão, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, foi a vencedora, na categoria Melhor Apresentação Oral, da nona edição da Conferência da Associação Asiática de Literácia em Saúde. O prêmio foi entregue durante o evento que aconteceu em maio na Tailândia.

A premiação é um reconhecimento pelos três projetos apresentados no evento, que colocam em prática teorias para a disseminação da informação em saúde, inovação frugal e transformação social com foco nas populações vulneráveis. “Recebo com muita alegria esse prêmio. É um projeto muito importante, pois teve o seu desdobramento na prática e contou com resultados positivos e reconhecimento para além do Brasil”, afirma Maria Cristiane. Conheça abaixo os projetos premiados.

Dr. Risadinha

O projeto Estudantes de graduação na área da saúde respondem perguntas das populações vulneráveis nas redes sociais teve origem em 2016 e recebeu o nome de Dr. Risadinha. Esse projeto traduz  informações de saúde e expressões médicas, frequentemente usadas, como nome de doenças e medicamentos com uma linguagem adequada para populações desfavorecidas com baixa alfabetização. O projeto conta com o protagonismo dos estudantes de graduação da FMRP, sempre supervisionados por um docente.

A metodologia envolve a procura por questões relacionadas à saúde que foram postadas pela população nas redes sociais ou em grupos de pacientes e familiares, para que os estudantes possam responder a essas dúvidas em uma linguagem simplista e leiga para a compreensão da população. O projeto alcançou cerca de 660 mil pessoas no Brasil e em outros países, ao responder 766 questões.

Biblioteca Viva

Outro projeto premiado é Saúde literácia e storytelling para pacientes pediátricos, que tem foco em pacientes com até 18 anos. Promove bem-estar e alegria às crianças e adolescentes, através de apoio psicossocial e atividades lúdicas durante consultas ambulatoriais e longas internações hospitalares.

A iniciativa envolve sessões de contação de histórias, presenciais ou on-line, projetadas para entreter e educar. Para ambas as modalidades, o projeto conta com uma seleção de histórias sobre resiliência, diversidade cultural, aceitação de diferentes religiões e tamanhos corporais, além de livros sobre igualdade racial e de gênero. Entre 2018 e 2023, esta iniciativa atendeu 2.540 pessoas presencialmente e 7.518 on-line, pelo canal do YouTube.

Ana Maria

Sobre o terceiro projeto, Ana Maria: ferramenta para capacitar bibliotecários sobre informações de produtos e serviços com enfoque em pessoas com síndrome de Down, em parceria com a Universidade Federal de São Carlos, a professora explica que, apesar da síndrome de Down ter alta incidência no mundo, não existem projetos e serviços informacionais voltados para a população com essa condição. Assim, para suprir essa demanda, o Ana Maria – v. 1 é um guia de 18 perguntas com enfoque em capacitar os bibliotecários para a promoção de uma educação em literácia adequada para indivíduos com síndrome de Down.

Maria Cristiane Barbosa Galvão

Professora do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação na Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), Maria Cristiane é conhecida por suas contribuições para o campo da informação, inovação e melhorias na área da saúde e é autora de livros, artigos científicos e textos para jornais e revistas.