Estudante do Instituto de Biociências da USP recebe o Prêmio Destaque do CNPq

Marcella Maringolo Cristovão foi uma das ganhadoras da 20ª edição, com um projeto de iniciação científica sobre o controle de câncer agressivo na tireóide

27/07/2023 - Publicado há 9 meses
Cerimônia do 20º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica, concedido pelo CNPq – Foto: Divulgação

O
Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) , anunciou os vencedores da sua 20ª edição, e entre os ganhadores está a estudante Marcella Maringolo Cristovão, do Instituto de Biociências da USP, com seu projeto de Iniciação Científica na área de Ciências da Vida, intitulado Controle transcricional de EZH2 no câncer agressivo de tiróide. A cerimônia de premiação foi realizada no último dia 24 de julho, com a presença da professora Susana Torresi, Pró-Reitora Adjunta de Pesquisa da USP.

Marcella Maringolo – Foto: Divulgação

A estudante teve orientação do professor Cesar Seigi Fuziwara, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP,  e foi indicada ao prêmio pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Inovação (PRPI) da USP devido ao seu excelente desempenho no Programa de Iniciação Científica e na última edição do Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP, 2022).  Ela receberá o valor de R$ 10 mil e bolsa de Mestrado ou de Doutorado no país, uma passagem aérea e hospedagem para permitir a participação dos agraciados na 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Ainda são concedidos seis prêmios, três para bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio (PIBIC), novidade desta edição; e três para bolsistas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), nas áreas de Ciências da Vida, Ciências Exatas e Ciências Humanas.

O Prêmio Destaque do CNPq é concedido anualmente e conta com a parceria da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), e tem como objetivo premiar estudantes que se destacaram durante o ano, sob os aspectos de relevância e qualidade do seu relatório final, evidenciando sua contribuição para o alcance dos objetivos dos programas.

Com informações da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da USP