O espetáculo “Ubu Rei” é destaque do “Express Cultura” desta quarta-feira (9/8)

A peça será apresentada nesta quarta e quinta-feira, 9 e 10, e nos dias 16, 17 e 23 de agosto, sempre às 20h, no Teatro do Sesi

 09/08/2023 - Publicado há 9 meses
Por
Apresentação do espetáculo Ubu Rei – Foto: Divulgação por Bianca Vasconcelos
Logo da Rádio USP

Express Cultura desta quarta-feira (9/8) traz como destaque o espetáculo Ubu Rei, do Coletivo Teatral Commune. Com classificação indicativa de 12 anos, a peça conta a história de Ubu, um personagem despótico, corrupto e o homem da confiança do rei polonês, Venceslau. Manipulado pela esposa, o protagonista assassina o monarca e usurpa o seu trono. Exercendo o poder de forma brutal e sanguinária, Ubu fará tudo para dominar o mundo. A peça vai ser apresentada nesta quarta e quinta-feira (9 e 10 de agosto) e também nos dias 16, 17 e 23 de agosto, sempre às 20h, no Teatro do SESI, Rua João Ignachiti, 20, com entrada gratuita e reserva de ingressos no site www.sesisp.org.br (clicar em meu sesi).

Maurina, o Outono Que Não Acabou, foi o longa-metragem escolhido para a estreia do projeto Cine Cidadania, da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP. O documentário, dirigido por Gabriel Mendeleh, foca no drama real da madre que dirigia o Lar Santana, no bairro Vila Tibério, em 1969, quando foi presa, torturada e extraditada para o México, pela ditadura militar que dominou o Brasil de 1964 a 1985. O filme vai ser exibido esta quinta-feira (10), às 10h, no Anfiteatro, e segunda-feira (14), às 16h, no auditório, ambos na Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP. As sessões do Cine Cidadania são abertas ao público, com entrada gratuita e sem necessidade de inscrição. Outras informações pelo telefone (16) 3315-0108.

A Biblioteca Sinhá Junqueira sedia mais uma edição do projeto Lugar de Escuta, bate-papo que traz reflexão e cuidado, tendo como pano de fundo as masculinidades. Na roda de conversa os homens se reúnem para falar sobre a masculinidade, com o objetivo de gerar mudanças culturais e de comportamento. A atividade será hoje, às 19h, na Biblioteca Sinhá Junqueira, que fica na Rua Duque de Caxias, 547, sem necessidade de inscrição. 

No Vila Dionísio, vai ter apresentação do grupo Godzilla, que interpreta rock de grandes nomes, como Nirvana, Kiss e Metallica. O show começa às 21h30, na Vila Dionísio, Rua Eliseu Guilherme, 567. O ingresso deve ser comprado pelo site sympla.com ou presencialmente e custa R$ 15.

*Estagiária, sob orientação de Gabriel Mendeleh

O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.