Livro discute bons exemplos no ensino público brasileiro

Obra produzida pelo Iede com apoio da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira será lançada dia 28 de setembro em evento no IEA-RP

 26/09/2022 - Publicado há 2 meses
Por

O centro de pesquisas Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede) e a Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP, promovem no dia 28 de setembro, a partir das 15h, no Espaço de Eventos do IEA-RP, o lançamento do livro Ensino público com bons resultados.

Os interessados em participar podem se inscrever gratuitamente neste link. Haverá envio de certificado aos presentes.

O evento contará com dois painéis. No primeiro, o professor da PUC Campinas Adolfo Calderón, o diretor da Fundação Santillana no Brasil, André Lázaro, a gerente de comunicação do Iede, Lecticia Maggi, e a colaboradora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (Lepes) da USP Roberta Biondi debatem o conteúdo e a produção do livro. A moderação é do diretor-fundador do Iede, Ernesto Faria.

O segundo painel marca o lançamento do documentário Esquecidos: Crise nos Anos Finais do Ensino Fundamental, produzido pelo Lepes. Após a exibição, a diretora do documentário, Aline Carvalho, e a colaboradora do Lepes Mayra Antonelli Ponti discutem os principais pontos dele.

Sobre o livro

Ensino público com bons resultados foi produzido pelo Iede em parceria com a Fundação Santillana e a Editora Moderna e teve o apoio da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira. O livro discute os bons exemplos educacionais de redes de ensino brasileiras, apresentando as estratégias e práticas desses Estados e municípios que se destacam na condução da educação. 

Os pesquisadores do Iede analisaram dados de mais de mil redes de ensino em todo o Brasil e conversaram com professores, alunos, pais, diretores escolares e secretários de Educação. Eles concluíram que não é apenas um fator, mas uma combinação de vários deles que levam a exemplos bem-sucedidos. Esses elementos são analisados nesta obra a partir de cinco eixos: políticas para professores, avaliação e monitoramento da aprendizagem, atuação estrutural da secretaria de Educação, currículo e material didático. 

Saiba mais sobre a Cátedra

A Cátedra Sérgio Henrique Ferreira é uma iniciativa do IEA-RP financiada pelo Santander Universidades que mobiliza pesquisadores e instituições em torno da contribuição efetiva com políticas públicas em cidades de médio porte. Seu foco atual é a educação, integrando instituições e iniciativas locais para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem.

Para saber mais informações sobre as atividades da Cátedra, inscreva-se no canal no Telegram ou em nossa newsletter.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.