Gustavo Henrique Goldman é o mais novo membro da Academia Brasileira de Ciências

08/05/2023 - Publicado há 12 meses
Gustavo Goldman – Foto: Arquivo Pessoal

O professor Gustavo Henrique Goldman, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP, foi eleito membro da Academia Brasileira de Ciências e tomará posse dia 10 de maio.

Para Goldman, o reconhecimento por meio do processo eleitoral direto do grupo de cientistas da academia é uma distinção significativa. “Especificamente na Academia Brasileira de Ciências, onde se encontra a elite dos cientistas brasileiros, quando alguém propõe o nome de um cientista, ele é submetido a uma rigorosa análise pelos membros da academia, culminando em uma votação para eleição. É de grande importância, pois indica que o cientista está sendo reconhecido pela comunidade científica brasileira como alguém que efetivamente contribui de maneira relevante para o cenário científico”, pontua.

O professor também comenta que está ansioso para trabalhar com a academia em projetos. “Embora seja prematuro determinar como será minha colaboração, estou ansioso para participar dos projetos e contribuir com meu conhecimento e habilidades.”

Gustavo Goldman atualmente é professor titular da FCFRP. Graduado em Biologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Microbiologia pela USP e doutor em Biologia Molecular na Bélgica, fez pós-doutorado em Biologia Celular nos Estados Unidos. Publicou mais de duas centenas de artigos científicos, um livro e nove capítulos de livros. Orientou 15 mestres, dez doutores e supervisionou 16 pós-doutorados. Tem experiência na área de genética, com ênfase em genética molecular e de micro-organismos, e é editor das revistas PLos One, Fungal Genetics and Biology e BMC Genomics. Goldman também foi coordenador da Área de Microbiologia (Saúde IV) da Fapesp.