Festmao é destaque do “Express Cultura” desta segunda-feira (15/5)

Organizadora do festival de música e arte fala sobre evento, que começa nesta terça-feira, 16/5

15/05/2023 - Publicado há 12 meses
Festmao traz a Ribeirão Preto diversos artistas e palestrantes ao longo da semana – Foto: Thibault Trillet via Pexels
Logo da Rádio USP

O Express Cultura desta segunda-feira (15/5) traz como destaque a entrevista com Carol Capecle, idealizadora e produtora executiva do Festmao, evento de música e arte que acontece de terça-feira a domingo, em vários pontos de Ribeirão Preto. O festival terá palestras, oficinas, shows e espaços abertos para apresentação dos próprios visitantes. Toda a programação é livre e gratuita.

O Maio Furta-Cor, evento que traz, ao longo de todo o mês, diversas atividades voltadas à saúde mental materna em vários pontos de Ribeirão Preto, tem na programação desta segunda a Dança Mamãe e Bebê no Sling, uma vivência de dança livre ao som de vários estilos musicais. A atividade busca promover a experiência física e emocional da mãe sem perder o contato com o bebê. Essa vivência é livre, gratuita e começa às 17 horas, no Instituto Iandé, que fica na Rua Cerqueira César, 1.811, no Jardim Sumaré. É necessário realizar a inscrição neste link.

O Museu Casa de Portinari realiza nesta terça, às 10 horas, uma atividade livre e gratuita nas redes sociais para analisar os poemas de Candido Portinari de forma inclusiva para pessoas surdas, cegas ou com baixa visão. Essa atividade será no Twitter, no Instagram e no Facebook. A visitação ao museu acontece normalmente, das 9 às 18 horas. O Museu Casa de Portinari fica na Praça Candido Portinari, 298, no Centro de Brodowski.

O tenor e ex-aluno do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, Jean William, recebeu o título de cidadão ribeirão-pretano na última semana. Durante a cerimônia, que aconteceu na Câmara Municipal, o músico cantou acompanhado do quinteto da Orquestra Sinfônica da cidade. Nascido em Sertãozinho e criado pelos avós em Barrinha, William levou sua potente voz aos palcos e teatros de países como Itália, Emirados Árabes Unidos, Índia, Argentina e Estados Unidos. Em 2013, o tenor se apresentou para o Papa Francisco diante de milhões de pessoas no Rio de Janeiro, como parte da Jornada Mundial da Juventude daquele ano.

Está aberta desde sábado, no Museu Casa da Memória Italiana, a exposição do projeto Casa da Memória Italiana e o Morar Paulista nos Anos 20, que celebra o centenário do projeto da sede deste espaço e apresenta a vida dos imigrantes italianos na década de 1920, com a alta do café na região. A exibição é uma parceria com a Biblioteca Sinhá Junqueira, o Museu de Arte de Ribeirão Preto (Marp), a Divisão de Patrimônio Cultural e a Secretaria de Cultura e Turismo. A visitação é livre para todos os públicos, gratuita e vai até 6/6. É necessário realizar agendamento prévio neste link. A Casa da Memória Italiana fica na Rua Tibiriçá, 776, no Centro.

O Samba Magnânimo realiza apresentação na quadra da Escola de Samba Embaixadores a partir das 20 horas. O evento é semanal e busca trazer a festa do samba à comunidade, com músicos experientes. A entrada é livre para todos os públicos e tem o valor simbólico de R$ 5,00. A Embaixadores fica na Rua Ribeirão Preto, 1.111, na Vila Carvalho.

O frio não será empecilho para o Projeto Choro da Casa, que realiza sua roda de choro da semana no Centro de Ribeirão, das 20h30 às 23 horas. O encontro é livre para todos os públicos, gratuito e liberado para quem quiser participar. A roda acontece embaixo do relógio da Praça XV, em frente ao Theatro Pedro II.

O Bar do Chorinho recebe, no evento musical Segunda de Lei, o grupo Samba da Ressaca. O quinteto, que antes se chamava Samba Bom, vai estrear a nova formação com Caconde Júnior, Jean Ramos, Wilkie Borges, Evin Santos e Yan Ramos. A apresentação começa às 19h30 e o couvert artístico é R$ 10,00. O Bar do Chorinho fica na Rua Daniel Kujawski, 588, no Jardim Macedo.

O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana. Hugo Luque, estagiário.