Exposição “Monstrinhos” é o destaque do “Express Cultura” desta terça-feira (31/10)

A mostra, exposta na Praça Central do Ribeirão Shopping, é uma homenagem ao Dia do Saci

31/10/2023 - Publicado há 6 meses
Dia do Saci é comemorado todo dia 31 de outubro, no Brasil – Foto: Montagem Canva por Julia Valeri
Logo da Rádio USP

Express Cultura desta terça-feira (31/10) traz como destaque a exposição Monstrinhos, em homenagem ao Dia do Saci, ao se transformar no lar de 19 personagens de 1 m a 1,5 m de altura, além de quatro cenários interativos, que ficam expostos na Praça Central do Ribeirão Shopping. A mostra traz personagens como Amazonito, Cenourito, Fogaroso, Rochoso e o Corujito. A exposição gratuita e aberta a todos os públicos fica em exibição até hoje, no Ribeirão Shopping, na Avenida Fernando Ferreira Leite, 1.540, no Jardim Califórnia, com horário de visitação das 10h às 22h.

Para comemorar o Halloween, o Sesc traz para a cidade o Escape Room Escola de Magia. No jogo os participantes são trancados em uma sala temática e decorada, e têm que usar elementos do ambiente para resolver quebra-cabeças, encontrar pistas e completar objetivos. O tema desse Escape Room é a Escola de Magia e Bruxaria, inspirado no universo de Hogwarts, da saga Harry Potter. Serão várias turmas, com duração de 30 minutos cada e com um total de 10 pessoas por turma. As senhas serão distribuídas com 30 minutos de antecedência. A entrada é gratuita e será às 18h, na Oficina 1 do Sesc, na Rua Tibiriçá, 50.

O Shopping Santa Úrsula programou a Caça aos Doces para as crianças, a partir das 19h. O evento consiste em um passeio pelo shopping acompanhados de um monitor. Os pequenos ganharão um baldinho para percorrer as lojas e pedir brincadeiras ou gostosuras. Podem participar crianças de até 12 anos, que devem ir fantasiadas. Além disso, tem a exposição gratuita MonsterVille, com personagens assustadores e divertidos, que estão espalhados por todo o centro de compras. A entrada é gratuita, mas para participar os pais ou responsáveis pelas crianças devem fazer a inscrição pelo WhatsApp (16) 99634-5618. O Shopping Santa Úrsula fica na Rua São José, 933.

Já a programação do Hard Rock Café para celebrar o Dia das Bruxas é o show da banda Tia Zicca. Com mais de 15 anos de estrada, o grupo toca os hits do rock e do pop em um flashback dos anos 80 e 90. O evento será às 21h, no Hard Rock Cafe, na Rua Edgar Rodrigues, 200, na Santa Cruz. Os ingressos devem ser comprados on-line pelo valor de R$ 15 pelo site do Sympla.

A sessão cinema que acontece toda terça-feira no Museu da Imagem e do Som também tem a programação voltada para o Dia das Bruxas. O filme escolhido foi Sombras do Terror, dos diretores Roger Corman, Monte Hellman e Francis Ford Coppola. A sessão gratuita começa às 18h30, no Museu da Imagem e do Som, que fica na Rua Cerqueira César, 371.

No Teatro Municipal também tem apresentação voltada à temática do Halloween. O espetáculo A Bela e a Fera conta a história de Bela, que tem o pai capturado pela Fera e decide entregar sua vida ao estranho em troca da liberdade do progenitor. No castelo, ela descobre que a Fera é na verdade um príncipe que precisa de amor para voltar à forma humana. A realização é do Colégio Marista Champagnat, e terá duas sessões, uma às 18h e outra às 20h, ambas no Teatro Municipal, na Via São Bento, nos Campos Elíseos. O ponto de venda dos ingressos é no Colégio Marista, que fica na Alameda Paulo Resende de Oliveira, 355, na Saint Gérard. Para mais informações, a instituição disponibiliza o telefone (16) 3238-4800.

Além de eventos voltados ao Halloween, no Teatro Municipal Fausto Bellini Degani, em Batatais, o Minaz apresenta duas sessões da ópera bufa O Basculho de Chaminé, do compositor português Marcos Portugal. A primeira apresentação será às 14h30 e a outra às 20h. Os ingressos  são gratuitos, mas devem ser retirados na bilheteria do teatro com antecedência. O teatro fica na Praça Dona Carolina Zanetti Soriani, no centro de Batatais.

No Sesc tem show de Daniela Mercury, que vai dividir o palco com seu filho, Gabriel Mercury. A apresentação Oxente Acústico conta com clássicos da carreira da Rainha do Axé e outras músicas da MPB. O evento será no Theatro Pedro II, às 20h. As vendas on-line já estão esgotadas, mas ainda dá para comprar ingressos presencialmente na bilheteria do Sesc, que fica na Rua Tibiriçá, 50. Estão disponíveis ingressos pelos seguintes preços: R$ 15 a credencial plena, R$ 25 a meia-entrada e R$ 50 a inteira.

*Estagiário sob supervisão de Mel Vieira; edição de Rose Talamone

O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana.