Eventos para comemorar aniversário de Ary Barroso são destaques no “Express Cultura” desta segunda-feira

O programa traz ainda, o pedagogo, radialista e estudante de jornalismo Agenor dos Santos Freitas Filho, que lançará nova obra nos próximos dias

O Express Cultura desta segunda-feira, 2/12, lembra que hoje se comemora o Dia Nacional do Samba. A data, criada por iniciativa de um vereador baiano para homenagear Ary Barroso. Nascido Ary Evangelista Barroso, foi um compositor brasileiro, autor de “Aquarela do Brasil”, música que consolidou o estilo samba-exaltação, com versos ufanistas que ajudou a elevar o gênero samba à categoria de símbolo musical nacional. Ary Barroso, como ficou mais conhecido, nasceu em Ubá, em Minas Gerais, no dia 7 de novembro de 1903. A data  2 de dezembro foi escolhida, pois foi a primeira vez que Ary Barroso foi a Bahia.

E, para comemorar, diversos grupos se apresentarão hoje na Praça 15 de Novembro, no centro de Ribeirão Preto, a partir das 17 horas, ao som do DJ Rogério Brito. Na sequência, o grupo Choro da Casa, logo depois o grupo de capoeira Terra Preta, seguido do Batmacumba Samba Reggae e, para finalizar a roda do Samba da Opinião. O evento é aberto ao público e gratuito.

E, na segunda literária do Programa Express Cultura, tem entrevista com o pedagogo, radialista e estudante de jornalismo Agenor dos Santos Freitas Filho, que está prestes a lançar seu novo livro O Respirar de Uma Vida”. Na entrevista, além de contar sobre sua trajetória, Agenor Filho lê  trechos da sua primeira obra Rio São Francisco.  

O Express Cultura é programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, de filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Claudia Lieri; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana. 

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.