Programação da Casa Belas Artes é o destaque do “Express Cultura” desta segunda-feira (30/10)

São três filmes dedicados a cantores e compositores da MPB com ingressos que custam R$ 20 a meia-entrada e R$ 40 a inteira

30/10/2023 - Publicado há 6 meses
Da esquerda para direita: Elis Regina, Tom Jobim e Raul Seixas – Foto: Montagem Canva por Julia Valeri
Logo da Rádio USP

Express Cultura desta segunda-feira (30/10) traz como destaque três filmes dedicados a cantores e compositores da MPB, na Casa Belas Artes, para a programação de segunda, terça e quarta-feira. A primeira sessão é às 14h e será apresentado o documentário brasileiro Elis e Tom Só Tinha de Ser com Você, lançado em 2022. Em seguida, às 16h, tem o filme A Música Segundo Tom Jobim, sob direção de Nelson Pereira dos Santos e Dora Jobim. Às 19h tem o documentário Raul, o Início, o Fim e o Meio, dos diretores Evaldo Mocarzel e Leonardo Gudel. A Casa Belas Artes aceita pagamento em pix e dinheiro. Os ingressos para cada uma das sessões custam R$ 40 a inteira e R$ 20 a meia-entrada. A Casa Belas Artes fica na Rua Conselheiro Dantas, 500, na Vila Tibério.

A 13° edição do Restaurant Week em Ribeirão Preto já começou e vai até 26 de novembro. Esta edição reúne 12 restaurantes com menus exclusivos e o tema dessa temporada é Biomas Brasileiros. Os pratos seguem o estilo de cada restaurante que participa. Os estabelecimentos oferecem menus completos por um preço fixo, em duas categorias, o menu tradicional, com pratos feitos a partir de ingredientes que fazem parte da rotina do público, com almoço por R$ 50 e jantar por R$ 65, e o menu plus, que tem pratos com ingredientes mais elaborados e toque diferenciado do chef, com almoço custando R$ 60 e o jantar por R$ 75. Para mais detalhes acesse aqui.

A cidade também vai ser palco do Pow Festival, que será nos dias 9 e 10 de dezembro. O festival é uma produção da Pixel Show junto com a Fábrica e Instituto SEB, e promete transformar a cidade em um centro de criatividade e inovação. São mais de 50 atrações em diversas áreas, como tecnologia, sustentabilidade, arte, moda e gastronomia. Os visitantes vão ter acesso gratuito à feira, ao food park e às músicas ao vivo, ao reservar o ingresso através do Sympla, mas, para participar das palestras, o valor da entrada é de R$ 120 a inteira e R$ 60 a meia-entrada. Mas atenção, o lote de ingressos com esse valor sofre alterações amanhã. Para mais informações e detalhes sobre a programação, acesse o link disponível na bio do Instagram oficial do evento @pow_festival.

No Espaço Cultura do Instituto de Estudos Avançados de Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP tem a exposição Galeria 82.88. A mostra reúne obras doadas por importantes artistas plásticos da cidade, que são mantidas no acervo da Prefeitura do Campus da USP. A visitação é aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e fica em exposição até dia 20 de novembro. O IEA fica no campus da USP, na Rua Pedreira de Freitas, casa 20, próximo ao Prédio Central da Faculdade de Medicina.

Amanhã, no Teatro Municipal Fausto Bellini Degani, em Batatais, o Minaz apresenta duas sessões da ópera bufa O Basculho de Chaminé,  a primeira às 14h30 e a outra às 20h. A ópera é do compositor Marcos Portugal, estreou em 1794 e é uma comédia de enganos, na qual o personagem Barão de Monte Albor e o limpador de chaminés Pieroto trocam de identidades e embarcam em uma farsa. Os ingressos são gratuitos, mas devem ser retirados na bilheteria do teatro com antecedência. O Teatro fica na Praça Dona Carolina Zanetti Soriani, no centro de Batatais.

Voltando para Ribeirão Preto, como acontece toda segunda-feira, o grupo Choro da Casa se reúne na Praça Quinze de Novembro para sua tradicional roda de choro. O evento musical começa às 20h30, com entrada gratuita e livre para todos os públicos. A Praça Quinze fica no Centro, em frente ao Theatro Pedro II.

O Bar do Chorinho recebe, no evento musical Segunda de Lei, apresentação do grupo Samba Alabê. O couvert artístico é R$ 10 e o Chorinho abre às 17h. O endereço é Rua Daniel Kujawski, 588, no Jardim Macedo.

Morreu neste domingo, dia 29 de outubro, aos 80 anos, Danilo Santos Miranda, sociólogo, filósofo, ex-seminarista e diretor do Sesc São Paulo. Miranda é uma figura importante na cultura do Estado de São Paulo. Dirigiu o Sesc por mais de 40 anos e, ao longo deste período, abriu diversas unidades em todo o Estado. A última delas foi inaugurada na semana passada, na Casa Verde, Zona Norte da capital paulista. É considerado um dos grandes nomes da cultura contemporânea do País por seu trabalho na ampliação de atividades culturais, esportivas e educacionais, e por defender o acesso à cultura através de políticas públicas. A causa da morte ainda não foi revelada. Ele está sendo velado no Sesc Pompeia, e a cerimônia de cremação será hoje às cinco horas da tarde, no cemitério Horto da Paz, em Itapecerica da Serra.

*Estagiário sob supervisão de Mel Vieira; edição de Rose Talamone

O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana.