Evento on-line celebra as contribuições de Gustav Fechner para a psicofísica

Evento dia 22 de outubro terá a participação de pesquisadores brasileiros e estrangeiros para a segunda celebração brasileira do Fechner Day.

 11/10/2021 - Publicado há 3 anos
Por

O Laboratório Virtual de Neuropsicometria Afetiva, Cognitiva e Comportamental (Lavinacc), coordenado pelo professor José Aparecido da Silva, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, promove gratuitamente, no dia 22 de outubro, às 18h, Celebrate Fechner II: Brazilian Group, a segunda celebração brasileira do Fechner Day.  A programação terá as sessões: The creation of Scientific Psychology; Why is mathematics missing in histories of psychology?; e Tribute to psychophysics

Entre os palestrantes confirmados estão o professor José Aparecido da Silva, da FFCLRP; David Murray, professor emérito da Queen’s University, em Kingston, Ontário, Canadá; e Stephen Link, professor da Universidade McMaster, no Canadá.  

Além do professor José Aparecido da Silva, o evento também conta com a organização de José Carlos Tavares da Silva, professor do Centro Universitário da Fundação Educacional Serra dos Órgãos (Unifeso); Luís Antônio Monteiro Campos, professor da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUCRio); Scheila Paiva, professora da Universidade Federal de Sergipe (UFS); e Elton H. Matsushima, professor da Universidade Federal Fluminense (UFF). 

A inscrição pode ser feita aqui. 

Gustav Fechner

Conhecido como o fundador da psicofísica, Gustav Fechner foi um filósofo alemão responsável por cunhar o termo “psicofísica”, resultado da sua famosa intuição de 22 de outubro de 1850. Em memória do filósofo e suas contribuições, o Fechner Day é agora comemorado neste dia, sendo a única conferência internacional especializada realizada anualmente para psicofísicos e que proporciona uma estrutura para um intercâmbio científico intensivo.

Mais informações:  jadsilva@ffclrp.usp.br 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.