Dia 13 de outubro começa mais uma edição do Circuito Tusp de Teatro

Serão três apresentações gratuitas, nos dias 13, 14 e 15 de outubro, às 20h, no campus da USP em Ribeirão Preto

 10/10/2022 - Publicado há 2 anos
Por
19ª edição do Circuito Tusp de Teatro Foto: Divulgação/PUSP-RP

 

Nos dias 13, 14 e 15 de outubro, sempre às 20h, o campus da USP em Ribeirão Preto recebe o 19º Circuito Tusp de Teatro. São apresentações de três peças gratuitas que oferecem formas diversificadas de convívio com a experiência cênica para cultivar o hábito da cultura teatral. Os ingressos são distribuídos uma hora antes de cada espetáculo no próprio Teatro da USP, que fica na Rotatória Central do campus. 

Confira a programação de cada uma das apresentações:

O Amigo Fiel – quinta-feira, 13/10 (faixa etária: acima de 6 anos)

João é um jardineiro humilde e generoso, que acredita que a felicidade se encontra nas coisas simples da vida: cuidar das plantas, olhar para o céu e as nuvens. O melhor amigo de João é o dono do moinho, que vive confortavelmente em uma bela casa, mas sempre pede favores a João e o considera como seu amigo mais fiel. Ele nunca oferece a João nada além dos ensinamentos sobre o valor da verdadeira amizade. Acredita que um homem cresce na dificuldade e, portanto, ao enfrentar um problema – por mais sério que seja –  deve resolvê-lo com seus próprios meios. A peça é baseada no texto de Oscar Wilde.

O Sobrevento, grupo responsável pela apresentação, se dedica à pesquisa da linguagem teatral, considerado internacionalmente um dos maiores expoentes brasileiros do Teatro de Animação. Desenvolve, desde 1986, um trabalho contínuo que envolve a apresentação de espetáculos, a realização e curadoria de festivais e eventos, além de diferentes atividades de formação e difusão do Teatro de Bonecos.

A Fabulosa Tenda dos Charlatães – sexta-feira, 14/10 (livre)

A Fabulosa Tenda dos Charlatães chegou na cidade! Profissionais na arte de enganar, as personagens representadas com máscaras balinesas apresentam números clássicos de circo. Entre números de ilusionismo, contorcionismo, magia, o homem mais forte do mundo, feras e atiradoras de agulhas, ainda há espaço para vendas do patrocinador oficial da Cia e muita trapalhada que garante a diversão para toda a família.

O Grupo Desembargadores do Furgão, responsável pela apresentação, foi fundado em 2013 por egressos da Unicamp. Desde o início, pesquisa a transposição de máscaras teatrais de diversas culturas para o contexto brasileiro e da ocupação de espaços alternativos. São guias da pesquisa do grupo a comicidade, a música e a fisicalidade.

Brian o Brenda? – sábado, 15/10 (faixa etária: maiores de 18 anos)

O texto de Franz Kepler é baseado em um caso real de 1965. A peça conta a história de Brian, que tem seu pênis cauterizado depois de uma operação malsucedida. Seus pais são aconselhados por um psiquiatra a passar por uma redesignação sexual e ser educado como menina: Brenda. O resultado é uma menina que cresce infeliz pela imposição de um corpo que não é seu, e que ao descobrir a verdade, sai em busca da identidade real que nunca deixou de ter.

Para contar essa história e contribuir com a discussão, o elenco escolhido traz pessoas com diferentes origens, condições físicas, etnias e identidades de gênero, que encenam através de um potente jogo cênico o texto duplamente premiado: desenvolvido no edital de dramaturgia ProAC em 2015 e ganhador do Prêmio Cleyde Yáconis em 2018.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.