Entrevista com a professora Silvia Maria do Espírito Santo é destaque do “Express Cultura” desta terça-feira (4/7)

Silvia orienta a exposição “Transformação”, dos alunos de Biblioteconomia e Ciência da Informação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP

04/07/2023 - Publicado há 10 meses
A exposição Transformação acontece apenas nesta terça-feira, às 19h, no Centro Cultural Palace – Foto: Divulgação
Logo da Rádio USP

O Express Cultura desta terça-feira (4/7) traz como destaque a entrevista com a professora Silvia Maria do Espírito Santo, orientadora da exposição Transformação, dos alunos do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP. A exibição será apenas nesta terça, às 19h, no Centro Cultural Palace, com entrada livre para todos os públicos e gratuita. O endereço do Palace é Rua Álvares Cabral, 322, no Centro.

O Sesc de Ribeirão Preto vira cinema por um dia nesta terça, com a exibição de três filmes. A primeira sessão é às 14h, com a animação Ron Bugado, de Sarah Smith. No longa, robôs se tornaram os melhores amigos das crianças, mas Ron, o personagem principal, descobre que o seu amigo não funciona como os outros. Em seguida, às 16h, é a vez de Wi-Fi Ralph: Quebrando a Internet, outra animação, esta de Phil Johnston e Rich Moore, que apresenta Ralph, o mais famoso vilão dos videogames, e Vanellope, sua companheira atrapalhada. A dupla entra no mundo da internet para salvar os videogames. Por fim, às 19h, o espaço exibe Ghostbusters: Mais Além. Lançado em 2021, com direção de Jason Reitman, uma mãe solo e seus dois filhos se mudam para uma nova cidade, onde descobrem uma conexão com os Caça-Fantasmas originais e o legado secreto de seu avô. Todos os filmes em cartaz têm entrada gratuita e serão exibidos no Galpão do Sesc, que fica na Rua Tibiriçá, 50.

O Hard Rock Café recebe, a partir das 19h30, o workshop Aquiles Priester Drum Show. Na apresentação, o baterista da banda Hangar e ex-membro do Angra, que é um dos maiores da história da música brasileira e do heavy metal mundial, tocará algumas músicas ao vivo, vai conversar com o público e dará uma verdadeira aula de percussão. Os ingressos ainda estão à venda neste link, por R$ 60,00 para pessoas acima de 12 anos e R$ 30,00 para crianças de 7 a 11 anos. A classificação indicativa é livre e o Hard Rock Café fica na Arena Eurobike, no Estádio Santa Cruz, do Botafogo.

O diretor Caio Vini comanda, às 20h, o espetáculo O Grão Sagrado – Show Time 6, no Teatro Municipal. Por meio de música, teatro, circo e dança, é contada a história do café na cidade de Ribeirão Preto. A apresentação tem classificação livre. O Teatro Municipal fica no Morro Alto do São Bento.

A Biblioteca Sinhá Junqueira apresenta, às 17h, a oficina de criação de histórias para crianças Griot, com Day e Dani. O objetivo é fomentar a escrita e a leitura para crianças de 5 a 12 anos. A inscrição é gratuita e pode ser feita neste link. Ainda na biblioteca, também acontece, às 16h, o Clube de Leitura 6.0, focado para o público maior de 60 anos. A Biblioteca Sinhá Junqueira fica na Rua Duque de Caxias, 547, no Centro.

O Ribeirão Shopping tem, até agosto, uma programação especial de férias. Os destaques são Mundo dos Ursos, uma exposição com cenário inspirado em uma floresta e nove espécies de ursos, e o Parque dos Ursos, um parque de diversão indoor com oficina de colorir. Os dois eventos acontecem na Praça de Eventos A, no Setor Terra Vermelha do Ribeirão Shopping. As atividades são voltadas a crianças de até 13 anos. O ingresso para o parque custa R$ 45,00, mas a entrada na exposição dos ursos é grátis.

Também tem atividade ao longo do mês de julho no Shopping Santa Úrsula. É a exposição fotográfica Metropolitana Fotos e Telas, que celebra os 167 anos de Ribeirão Preto. A mostra tem curadoria dos Amigos da Fotografia e também traz poemas da Academia Ribeirão-Pretana de Letras. A exibição é no piso 2 do Shopping Santa Úrsula, e a visitação acontece todos os dias. De segunda a sábado, o horário é das 10h às 22h. Aos domingos e feriados, das 14h às 20h. A entrada é livre para todos os públicos e gratuita.

O Museu Casa de Portinari, em Brodowski, traz, nesta quarta, a Oficina de Carimbo do projeto Férias no Museu. A vivência aborda a vida e a obra de Candido Portinari. Além disso, as crianças podem aprender a aplicar tinta com um rolinho e a reproduzir imagens em papel. Assim como tudo o que vai acontecer durante o mês de julho no projeto Férias no Museu, a Oficina de Carimbo é no jardim da casa. A entrada é gratuita para todas as crianças que quiserem participar, e a atividade vai das 10h às 11h. O Museu Casa de Portinari fica na Praça Candido Portinari, 298, no Centro de Brodowski.

O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana. Hugo Luque, estagiário.