Vídeos dos alunos da FAU-Design são exibidos nos relógios da USP

Em uma exposição nada convencional, as animações questionam o tempo da sociedade em rede

24/06/2019 - Publicado há 5 anos

Logo da Rádio USP

Os nove relógios digitais da Cidade Universitária estão marcando o tempo e a arte dos alunos do curso de Design da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Desde o último dia 17, estão infiltrados nos displays desses relógios, apresentando uma exposição nada convencional de vídeos elaborados na disciplina Cultura Urbana na Contemporaneidade. A professora e artista Giselle Beiguelman comenta sobre a ideia dessa ocupação em Ouvir Imagens, na Rádio USP (clique no player acima).

“As animações resultam de discussões sobre a experiência do tempo na sociedade em rede”, explica a professora. “Fruto de aulas teóricas e debates críticos sobre o impacto das mídias no contexto urbano, refletimos sobre o papel das telas urbanas que vêm reconfigurando as dimensões da arquitetura, transformando a cidade na interface mais interessante da contemporaneidade.”

Todos os vídeos foram desenvolvidos na sala de aula, em grupos de três a quatro alunos. “São muito diferentes entre si, mas todos têm uma característica comum: criam ruídos na grade de programação, seja iludindo os passantes sobre uma possível falha de sistema na programação dos relógios, seja anunciando frases pseudomotivacionais, como: Sorria! Seu tempo está sendo moneitizado.”

A disciplina Cultura Urbana na Contemporaneidade, segundo Giselle Beiguelman, investiga as diferentes proposições de espaço urbano decorrentes da emergência e popularização das telecomunicações contemporâneas e as formas pelas quais postulam novos modos de participação e controle político.

“Os novos territórios informacionais que aparecem aí implicam novos problemas e desafios nas intersecções entre a arte, a arquitetura e o design”, observa. “Pelas características da disciplina, o tema da proliferação das telas urbanas é central. No contexto de nossa discussão, ocupar o display dos relógios, comumente utilizados para propaganda e divulgação de eventos, foi uma saída quase natural.”

Os vídeos estão nos painéis dos relógios do campus até o dia 29 de junho. A playlist completa e o mapa dos nove relógios estão disponíveis no site do Laboratório para Outros Urbanismos, do qual a professora Giselle Beiguelman faz parte.

Para assistir e conhecer os autores, acesse: www.outrosurbanismos.fau.usp.br

Para mais detalhes sobre essa exposição inusitada acesse:

www.desvirtual.com

Ouvir Imagens
A coluna Ouvir Imagens, com a professora Gisele Beiguelman, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 8h, na Rádio  USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e  TV USP.

.