“Coronavida: pandemia, cidade e cultura urbana”

O novo livro de Giselle Beiguelman reúne vídeos e palestras e nele a colunista mostra os impactos da covid-19 no cotidiano das cidades

31/08/2020 - Publicado há 4 anos

A supressão do espaço público, os novos formatos de ativismo, a pandemia das imagens, de lives a memes, a vigilância molecular do novo normal, a precarização das relações sociais e o trabalho remoto são alguns dos temas abordados no livro Coronavida: pandemia, cidade e cultura urbana, de Giselle Beiguelman. O lançamento é da Editora Escola da Cidade.
A artista e professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP comenta sobre a publicação em sua coluna Ouvir Imagens, da Rádio USP (clique e ouça o player acima). “O livro toma seu título emprestado de uma série, Coronavida, que escrevi para a revista seLecT entre março e abril deste ano. A série se desdobrou em colaborações feitas para a revista Piauí, Folha de S. Paulo, Rádio USP e n-1 edições.”
O livro reúne também vídeos e palestras, como a realizada na abertura do Seminário Cultura e Realidade Contemporânea, coordenado por Guilherme Wisnik, que passou a dirigir também a coleção Outras Palavras, a partir dessa publicação, com o arquiteto e editor Fabio Valentim, na Escola da Cidade. “Todo o material foi reunido e editado no formato de livro. Escrito durante a quarentena, Coronavida é um texto que funciona como um registro desse período e uma pauta de reflexões. Em diálogo com autores como Deleuze, Latour e Jonathan Crary, e permeado de referências à cultura pop, como Batman: o cavaleiro das trevas e as intervenções do coletivo Projetemos, esse ensaio escaneia a vida emparedada pelas telas para pensar os impactos do coronavírus na nossa compreensão de cidade”.
No próximo dia 2 de setembro, quarta-feira, às 11h, Giselle Beiguelman conversa sobre o livro com as professoras Nilce Aravecchia (FAU-USP) e Fernanda Barbara (UNA barbara e valentim/Escola da Cidade). Essa troca de ideias faz parte do programa FAUEncontros, da FAU-USP, e vai ao ar pelo YouTube no canal da FAU-USP.
O livro Coronavida: pandemia, cidade e cultura urbana, que sairá também em formato impresso, está disponível para download gratuito no site da editora.

Ouvir Imagens
A coluna Ouvir Imagens, com a professora Gisele Beiguelman, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 8h, na Rádio  USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e  TV USP.

.