Uso incorreto de medicamentos pode levar a internações desnecessárias e até à morte

O professor Moacyr Aizenstein alerta que, na hora da prescrição, devem ser consideradas as características individuais do paciente, como peso, idade  e até mesmo a genética

 07/03/2022 - Publicado há 2 anos
Por
Vários fatores devem ser levados em consideração, entre eles a comorbidade – Foto: Fernanda Carvalho/Fotos Públicas CC
Logo da Rádio USP

Os medicamentos administrados de forma errada podem afetar os pacientes com consequências imprevisíveis, que vão desde uma reação adversa a lesões temporárias ou permanentes, isso sem falar da morte do paciente, dependendo da gravidade. Só para se ter uma ideia, cerca de 10% das internações hospitalares ocorrem em função do uso incorreto de medicamentos, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Moacyr Luiz Aizenstein – Foto: ICB-USP

O professor Moacyr Luiz Aizenstein, do Departamento de Farmacologia do Instituto de Ciências Biomédicas da USP (ICB-USP), especialista no uso racional de medicamentos, diz que vários fatores devem ser levados em consideração, entre eles a comorbidade. O especialista alerta que devem ser consideradas as características individuais do paciente, como peso, idade e até genética, diferenciando, por exemplo, os caucasianos de orientais. Os fatores socioeconômicos devem ser levados em consideração também, porque muitas vezes o paciente pode não ter entendimento sobre o produto, além da falta de condições para comprar algum remédio. Nesses casos, é importante a receita de um produto genérico nas mesmas condições e qualidade. 

Vale lembrar também que não são só os médicos que erram, a falha pode vir de farmacêuticos ou enfermeiros. Outro ponto negativo, que acaba se tornando um problema muito sério, é a automedicação. Assim como aqueles pacientes que acabam interrompendo um medicamento no momento que mostram sinais de melhora, impedindo o prazo determinado pelo médico. O choque anafilático, segundo Aizenstein, é imprevisível, mas uma anamnese bem feita pode impedir um erro e possível internação.

Papel da Universidade

A Universidade tem um papel fundamental no combate às internações e erros médicos através do preparo dos alunos e cursos extensivos à comunidade. Com esse foco, será realizado o curso Farmacologia Clínica: Uso Racional de Medicamentos, no período entre 21 de março e 13 de junho de 2022. Estão previstas quatro horas de atividades semanais, completando 52 horas para realização completa do curso em formato EaD. O curso constará de 13 temas, que serão apresentados semanalmente na forma de aulas teóricas (vídeos), exercícios e salas de bate-papo, completando um período total de 13 semanas, e é destinado a profissionais e estudantes da área da saúde, que atuam na prescrição, dispensação, administração e vigilância de medicamentos, sempre tendo o foco nos fundamentos básicos para o exercício da farmacologia clínica, visando ao uso racional de medicamentos. As inscrições estarão abertas até o dia 10 de março, no site https://cutt.ly/ER2ZUkB.

Em vários países do mundo, os prontuários ficam disponíveis on-line, o que impossibilita um erro na prescrição de remédios e consequentemente uma internação. O uso incorreto de medicamentos mostra o despreparo de profissionais de países em desenvolvimento, como o Brasil. Só para se ter uma ideia, “os países ricos consomem 16% do orçamento destinado à saúde, enquanto que os pobres consomem 25% desse orçamento”, avalia Aizenstein. Para o especialista, 50% dos medicamentos prescritos não estão de acordo com a necessidade dos pacientes a que se destinam . No futuro, o uso do mapeamento genético na produção de remédios tornará possível obter a prescrição precisa para cada pessoa.  


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.