Telescópio Hubble terá um sucessor até 100 vezes melhor

Projetado para ser o mais avançado telescópio jamais construído, James Webb promete descobertas e belas imagens

03/11/2017 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 06/11/2017 as 16:21

Concepção artística do telescópio James Webb – Foto: Wikimedia Commons

A Nasa, agência espacial norte-americana, tem o projeto de enviar ao espaço em 2019 o telescópio James Webb. Trata-se de um observatório para captar a radiação infravermelha, e que assim trará dados sobre a formação das primeiras galáxias e estrelas, permitindo estudar sua evolução, bem como a formação dos elementos, das estrelas e dos planetas.

Parte de uma missão não tripulada, o James Webb é até 100 vezes mais sensível que seu antecessor, o Hubble,  sendo um dos projetos mais complexos já desenvolvidos pela Nasa até hoje.

O professor João Steiner explica os detalhes e a importância deste ambicioso projeto. Ouça em Entender Estrelas, clicando no áudio acima.