Taxa de sindicalização apresenta menor nível da série histórica do IBGE

A redução foi de 3,2% de 2016 para 2017

04/12/2018 - Publicado há 5 anos
Logo da Rádio USP

A perda da carteira assinada fez com que houvesse uma redução elevada no número de trabalhadores sindicalizados. Em 2016, a taxa de sindicalização era de 14,9%; em 2017 passou para 14,4%, segundo dados coletados pela PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), iniciada em 2012 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2012, o porcentual de sindicalizados na população ocupada alcançava 16,2%. Desde o pico do trabalho formal, alcançado no primeiro trimestre de 2014, até o fim de 2017, houve uma perda de aproximadamente 4 milhões de vagas com registro.