Brasil tem 55 milhões de pessoas abaixo da linha da pobreza

Apesar de números desanimadores, situação do País já foi pior na última década

De acordo com pesquisa da Síntese de Indicadores Sociais, do IBGE, 54,8 milhões de brasileiros estão  abaixo da linha da pobreza, ou seja, 1/4 da população nacional tem renda domiciliar por pessoa inferior a R$ 406 por mês, de acordo com os critérios adotados pelo Banco Mundial.

Os dados do IBGE confirmam que a pobreza está regionalmente localizada no País. No Nordeste, 44,8% dos 57 milhões de habitantes estão abaixo da linha de pobreza. Em conversa com o professor Reynaldo Fernandes, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da USP, ele comentou, que mesmo nessa situação, o País ainda está melhor em relação aos dados vistos na última década.

Fernandes também disse que programas como o Bolsa Família ajudaram a melhorar a situação dos brasileiros, mas que a solução concreta para mudar o panorama do Brasil é uma melhora no mercado de trabalho.

Ouça a entrevista no link acima.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.