Taxa de desemprego é 3,1% menor que antes da pandemia no Estado de São Paulo

O indicador sugere uma recuperação do desemprego em relação à pandemia, porém, o recuo pode ser atribuído a um número menor de pessoas procurando uma vaga de emprego

 11/10/2023 - Publicado há 7 meses
Por

Logo da Rádio USP

Durante a pandemia da covid-19, a taxa de desemprego atingiu níveis alarmantes no Brasil. No primeiro trimestre de 2021, este índice atingiu 14,9%, ultrapassando a marca de 15,2 milhões de pessoas, segundo dados do IBGE. Esse número contempla pessoas com idade para trabalhar (acima de 14 anos) que não estão trabalhando, mas estão disponíveis e tentam encontrar trabalho. 

De acordo com estudo da Fundação Seade, baseado em dados do IBGE, a taxa de desemprego já é menor que antes da pandemia no Estado de São Paulo, baixando de 11,6% no quarto trimestre de 2019 para 8,5% no primeiro trimestre de 2023. 

Destaca-se a região de Campinas, em que ocorreram as maiores reduções na taxa de desocupação, de 12,6% para 6,6%, seguida pelo Vale do Paraíba e Litoral Norte, de 13,6% para 9,1%, e capital 12,4% para 8,0%. As menores taxas do Estado, além da de Campinas, foram as das regiões Noroeste (4,6%), Sudeste (6,6%) e Sudoeste ( 6,8%). 

No período analisado, 751 mil paulistas conseguiram um novo emprego. Ainda assim, o nível de ocupação ficou praticamente igual ao do período pré-pandemia, em torno de 61%. No primeiro trimestre de 2023, apenas três regiões superaram o nível de ocupação do quarto trimestre de 2019: Capital, Campinas e sudoeste do Estado. Juntas, essas regiões foram responsáveis pela geração de 625 mil postos de trabalho, ou 83% do total.

Para ajudar a explicar a redução da taxa de desocupação é preciso olhar ainda para outra importante variável: a taxa de participação, que contabiliza as pessoas que já estão ocupadas e as desocupadas que estão procurando emprego entre a população em idade de trabalhar, ou seja, aquelas que participam ativamente do mercado de trabalho.

No Estado de São Paulo, a taxa de participação recuou de 69,3% para 66,6%, entre o quarto trimestre de 2019 e o primeiro trimestre de 2023, mostrando que um número maior de paulistas deixou de buscar uma colocação, contribuindo para reduzir a taxa de desocupação.

*Estagiário sob supervisão de Paulo Capuzzo

Boletim Panorama Paulista é uma parceria Rádio USP e a Fundação Seade
Produção: Paulo Emira
Co-produção - Cinderela Caldeira, Tulio Shiraishi, Julia Estanislau
Edição - Rádio USP
Mensalmente, quarta-feira, 8h35
Você pode sintonizar a Rádio USP SP 93,7 MHz e Ribeirão Preto 107,9 MHz, pela internet em www.jornal.usp.br/atualiadades, ou nos principais agregadores de podcast


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.