Sociais democracias já não são mais o que eram

Para o professor Vinícius Vieira, esse fenômeno é uma tendência mundial, não representando necessariamente um mal-estar global

 30/01/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 01/02/2019 as 11:46
Por
Logo da Rádio USP

As sociais democracias estão apresentando um recuo de sua influência em diversos países do mundo, em especial no seu berço europeu. Áustria, França, Holanda, Suécia e Reino Unido, por exemplo, estão com partidos que se alinham à social democracia em grande declínio frente ao protagonismo político de seus próprios países.

Com o objetivo de saber se essa queda é um fenômeno mundial, ouvimos o professor visitante do Instituto de Relações Internacionais da USP, Vinícius Vieira, que aponta as diversas problemáticas e possíveis soluções das sociais democracias atualmente.

“Há uma tendência mundial, que, por ser tendência, não abarca necessariamente todos os países do mundo de uma vez só. Há um mal-estar com o modelo de democracia como nós conhecemos. Segundo os analistas, esse mal-estar teria sido causado por uma série de fatores, desde a crescente desigualdade econômica até o surgimento de redes sociais. Essa reação se deve também ao descontentamento de boa parte da população com aquilo que chamamos, nos últimos anos, de globalização econômica”, explica Vieira.

Segundo ele, há a necessidade de se reconquistar o “eleitor médio” pelos partidos de centro e centro esquerda. Pelo fato de, no Brasil, a esquerda ser associada à corrupção (mais pelas explosões de escândalos em governos do PT), esse processo pode ser mais demorado.

Acompanhe a entrevista na íntegra pelo link acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.