Saúde é a área mais afetada pela pandemia entre os 17 objetivos globais da ONU

Segundo Flávio Hourneaux Junior, “a grande preocupação é não perdermos tudo o que já foi conquistado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável desde 2015”

16/12/2020 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 17/12/2020 as 14:14

Logo da Rádio USP

A pandemia da covid-19 tem reflexo direto na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, elaborada pela ONU, em 2015, na Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável. Dos 17 objetivos e 169 metas dos ODS, a área da saúde, que corresponde ao ODS 3, foi a mais prejudicada diretamente. Mas os prejuízos indiretos podem ser sentidos em outras áreas, como o emprego, com a perda de postos de trabalho, e educação, com a suspensão das aulas presenciais.

A análise é feita pelo professor Flávio Hourneaux Junior, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP. O professor é representante da unidade no programa da ONU Princípios para a Educação para a Gestão Responsável. “Há estudos que já indicam que não houve nenhuma melhoria em nenhum dos ODS depois da ocorrência da pandemia,” afirma.

Hourneaux chama atenção para o fato de que, em tempos de crise, os esforços se concentram na solução desses problemas imediatos, o que é extremamente natural. O problema, segundo ele, é que, com essa concentração, outras áreas podem ficar esquecidas e muitas dessas áreas contemplam alguns ODS, como a questão ambiental. “A grande preocupação é não perdermos tudo o que já foi conquistado com os ODS desde 2015.”

O assunto foi discutido numa série de seminários on-line, promovidos pelo Pacto Global sobre os ODS e a Covid-19, como resultado de uma parceria entre a Rede Brasil do Pacto Global e a FEA de São Paulo e FEA do campus de Ribeirão Preto, ambas da USP. O evento foi coordenado pelos professores Adriana Cristina Ferreira Caldana, da FEA-RP, Flavio Hourneaux, da FEA-SP, e por Gabriela Rozman, do Pacto Global.

Os relatos foram feitos com apoio de alunos de pós-graduação de ambas as instituições, além de membros da Universidade Federal de Uberlândia, da Universidade Católica de Pelotas e da Brussels School of Competition, na Bélgica.

Os 15 seminários levantaram conhecimentos sobre as questões sociais e ambientais ocorridas entre março e junho e apresentaram, no âmbito da pandemia da covid-19, os desafios, impactos nos ODS, o papel exercido pelas empresas e as possíveis soluções. No final, foi elaborado um documento que mostra o grande impacto da pandemia sobre os ODS e a necessidade de repensar algumas metas que podem, inclusive, não serem atingidas.

“A gente precisa ficar muito atento com áreas que já precisavam de bastante atenção mesmo sem pandemia. As alterações climáticas, as crises sanitárias e econômicas que a gente vai ter no pós-pandemia podem agravar ainda mais os desafios do desenvolvimento sustentável que a gente já tinha antes da pandemia com a Agenda 2030”, finaliza a professora Adriana.

Acesse o conteúdo original do relatório aqui.

Colaboração de Leonardo Rezende, Assistência de Comunicação da FEA-RP.

Ouça no player acima entrevista dos professores Adriana Cristina Ferreira Caldana, da FEA-RP, e Flavio Hourneaux, da FEA-SP, ao Jornal da USP no Ar, Edição Regional.