Situação da pandemia melhora, mas uso de máscaras segue obrigatório na USP

Comissão Assessora de Saúde mantém a exigência para lugares fechados da Universidade, por enquanto, seguindo a lógica usada para o transporte público: muita gente junta, por muito tempo, num mesmo ambiente

 13/04/2022 - Publicado há 2 anos
Por

.
Os dados da semana epidemiológica completa mais recente (3 a 9 de abril) mostram que a situação da pandemia de covid-19 no Estado de São Paulo continua melhorando. Todos os indicadores seguem em queda, relativamente à semana anterior: novos casos (-16%), novas internações (-16%) e óbitos (-41%). A média diária de mortes por covid-19 no Estado está em 32 e a taxa de ocupação de leitos de UTI é de 21%. Excluindo-se o efeito do carnaval no sistema de notificações da vigilância epidemiológica, que levou a um aumento de casos e óbitos notificados na semana 10, esses indicadores estão em queda no Estado desde o início de fevereiro — mesmo após a flexibilização das regras sobre uso de máscaras em locais fechados, vigente desde 17 de março.

Os números estão detalhados no Boletim Epidemiológico USP-Covid desta semana, que se baseia em dados oficiais compilados pelo Comitê Científico que assessora o governo do Estado no enfrentamento da pandemia. 

Especialistas atribuem a melhora à bem-sucedida progressão da vacinação. Mais de 92% da população acima de 5 anos do Estado já está com esquema vacinal completo, incluindo 47% das crianças com até 11 anos de idade, e cerca de 65% da população adulta já tomou também a dose de reforço. As vacinas não impedem que as pessoas sejam infectadas pelo vírus, mas diminuem o risco de transmissão e de ocorrência de doença grave.

Sobre as máscaras

Apesar da melhora consistente, o uso de máscaras permanece obrigatório no transporte público e nos serviços de saúde, por determinação do Estado, e em todos os ambientes fechados da USP, por recomendação da Comissão Assessora de Saúde da Reitoria. A justificativa para isso é que as atividades acadêmicas exigem que os alunos permaneçam longos períodos próximos uns dos outros em ambientes fechados, o que favorece a transmissão do vírus — mesma lógica que o Estado utiliza para manter a obrigatoriedade no transporte público, dentro de trens e ônibus. 

A Comissão Assessora de Saúde da USP debateu o tema nesta quarta-feira, 13 de abril, e decidiu manter a obrigatoriedade das máscaras em ambientes fechados por enquanto. A regra será reavaliada nas próximas semanas. O uso de máscaras também é recomendado em ambientes abertos dos campi, sempre que houver uma maior concentração de pessoas.

A comissão também optou por aumentar o limite da taxa de ocupação dos refeitórios da universidade para 75%, visto que esses locais são a única opção da alimentação para grande parte dos alunos, e que não foi detectado nenhum surto de transmissão de covid-19 em decorrência do uso desses ambientes até agora.

Vale lembrar que apenas pessoas vacinadas estão autorizadas a frequentar a Universidade e que a dose de reforço confere proteção adicional. Se você tem 18 anos ou mais e ainda não tomou sua dose de reforço, não perca tempo e procure uma unidade básica de saúde. Quem tem 60 anos ou mais já pode tomar a segunda dose de reforço contra a covid-19, e também a vacina contra o vírus da influenza (gripe). 

Os Boletins Epidemiológicos USP-Covid são publicados toda quarta-feira. Mais informações sobre orientações e protocolos de segurança no site USP Retorno Seguro: https://retornoseguro.usp.br.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.