Quadrinista Marcelo D’Salete fala sobre o negro nas histórias em quadrinhos

“Cumbe”, uma de suas inúmeras obras, vencedora do Prêmio Eisner, trata da escravização do ponto de vista dos personagens escravizados e das suas resistências ao regime colonial brasileiro

 15/02/2021 - Publicado há 3 anos
Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP

O professor Ricardo Alexino Ferreira entrevista o quadrinista Marcelo D’Salete, formado em Artes Plásticas pela ECA-USP e mestre em História da Arte pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte, da USP.

D’Salete foi o vencedor do Prêmio Eisner 2018 na categoria Melhor Edição Americana de Material Estrangeiro. O álbum foi lançado pela Fantagraphic, com o título Run for It – Stories of Slaves Who Fought for the Freedom. Foi também vencedor de vários outros prêmios, como o Prêmio Jabuti 2018, na categoria Quadrinhos; Prêmio Grampo Ouro 2018; Prêmio HQMIX 2018, como desenhista, roteirista, destaque internacional e edição especial nacional.

D’Salete não parou por aí. Lançou, ainda, Angola Janga: Uma História de Palmares (Editora Veneta), Noite Luz (Editora Via Lettera), Encruzilhada (Editora Leya) e Risco (Editora Cachalote); ilustrou os livros infantis Ai de ti, Tietê, de Rogério Andrade Barbosa; Duas Casas, de Claudia Dragonetti; E Assim Surgiu o Maracanã, de Sandra Pina; Zagaia e Da Cabula, os dois de Allan Santos da Rosa; As descobertas de Paulinho na Metrópole, de Marina Torres; Olho Mágico, de Tiago Melo; A Rainha da Bateria, de Martinho da Vila, e outras obras. Mais informações sobre D’Salete podem ser obtidas em seu site: http://www.dsalete.art.br/bio.html

O quadrinista e ilustrador fala sobre a representação e os estereótipos sofridos por negros em histórias em quadrinhos e também aborda a sua produção artística e intelectual sobre o assunto. Conta sobre sua obra Cumbe (título em português), ganhadora do Prêmio Eisner, que traz narrativas (em quadrinhos) da escravização do ponto de vista dos personagens escravizados e das suas resistências ao regime colonial brasileiro. O livro, lançado originalmente pela Editora Veneta, já foi publicado, além do Brasil, em Portugal, França, Itália e vários outros países.


Diversidade em Ciência

O Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica voltado para as ciências das diversidades e direitos humanos, e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com direção e apresentação do jornalista e professor da Escola de Comunicações e Artes -USP e membro da Comissão de Direitos Humanos da USP, Ricardo Alexino Ferreira, e operação de áudio de João Carlos Megale. O programa é transmitido pela Rádio USP FM 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto) , e também por streaming. As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.