Cresce bibliografia sobre o negro brasileiro

Solange Couceiro é uma referência para os trabalhos abordando as questões étnico-raciais

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

As produções científicas, principalmente elaborações de TCCs, dissertações e teses sobre questões étnico-raciais, têm sido significativas nas últimas décadas. Na coluna desta semana, o professor Ricardo Alexino Ferreira fala sobre as obras que têm elencado livros, artigos, dissertações e teses sobre o tema.
Ele analisa o livro Repertório Bibliográfico sobre a Condição do Negro no Brasil, lançado recentemente pelo Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Ministério das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos e publicado pela Biblioteca da Câmara dos Deputados Federais.
O professor também fala sobre o livro Bibliografia sobre o Negro Brasileiro, de Solange Couceiro, publicado em 1971 pela USP, considerado uma das primeiras obras de referência a listar pesquisas e estudos envolvendo questões étnico-raciais. “A obra de Solange Couceiro inspirou muitos pesquisadores na sistematização de referências bibliográficas sobre o tema”, afirma o professor.

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

Textos relacionados