Os reflexos da Lei Anticorrupção e da Operação Lava Jato nos últimos dez anos

Deflagrada há dez anos, Gustavo Justino de Oliveira analisa a importância da Operação Lava Jato, e também da Lei Anticorrupção, no avanço ao combate à corrupção no Brasil

 20/03/2024 - Publicado há 1 mês
Tudo o que foi construído com a Lei Anticorrupção e com a Operação Lava Jato não está sendo desconstruído na última década – Arte: Ana Júlia Maciel/Jornal da USP
Logo da Rádio USP

O último dia 17 de março marcou os dez anos da deflagração da Operação Lava Jato. Aliada a ela, a Lei Anticorrupção, de 1º de agosto de 2013, que responsabiliza as empresas por atos lesivos à administração pública brasileira ou estrangeira, soma dois importantes acontecimentos no combate às práticas ilícitas de administração governamental. 

Gustavo Justino de Oliveira, professor da Faculdade de Direito (FD) da Universidade de São Paulo (USP), integrante do Comitê Gestor de Conciliação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e escritor colaborador do livro Lei Anticorrupção em debate – Balanço de seus 10 anos, analisa os avanços no combate à corrupção no Brasil.

Jornadas de 2013

Gustavo Justino de Oliveira – Foto: Henrique Manreza

Segundo o especialista, as Jornadas de 2013 foram um importante marco na aceleração do combate à corrupção, porque demonstraram o descontentamento da população com a forma pela qual os governos estaduais e federal estavam gerenciando os serviços públicos. Ele conta que, até esse evento, a pauta ainda era muito difusa, mas foi reforçada na ocasião e promoveu, inclusive, o avanço da extrema-direita, que chegou ao poder anos mais tarde.

“Esse é o momento em que emerge a preocupação da população com a baixa qualidade de serviços públicos, desvio de recursos e corrupção e essa coletividade obrigou o governo federal à época a capitanear essa lei anticorrupção, que foi promulgada no dia 1º de agosto de 2013”, analisa.

Aniversário de dez anos

Para o professor, tudo o que foi construído com a Lei Anticorrupção e com a Operação Lava Jato não está sendo desconstruído na última década, mas aponta que estão sendo analisados do ponto de vista criminal alguns excessos na condução dos processos. Ele também pontua a posição de destaque do Brasil em relação a outros países do mundo por possuir uma lei que promove o combate à corrupção.

“Não podemos confundir a Lei Anticorrupção, que tem efeitos extremamente positivos em termos de prevenção e responsabilização por atos de corrupção no Brasil, com o que acabou acontecendo na força-tarefa da Operação Lava Jato, que também tem seu legado importante, mas tem alguns aspectos negativos que estão sendo agora revisados”, conta.

Acordos de leniência

Conforme Gustavo Justino de Oliveira, os acordos de leniência são um dos principais mecanismos trazidos pela Lei Anticorrupção. Esses tratados preveem penas mais brandas às instituições que reconhecem e assumem responsabilidade por atos de corrupção e se dispõem a devolver partes dos valores desviados.

O especialista conta que alguns desses acordos firmados anteriormente pelo Ministério Público Federal estão sendo contestados hoje em dia, inclusive pelo Supremo Tribunal Federal. Ele explica que o ministro André Mendonça reforçou a ideia de que as revisões dos acordos não têm como objetivo um revisionismo histórico, mas entender como os danos foram calculados para ressarcir os cofres públicos.

“Muitos números não são muito claros ainda, mas é falado em valores de R$ 25 bilhões que ainda tentam ser trazidos pelos cofres públicos porque foram desviados da Petrobras e de várias outras estatais. Fala-se também de cerca 3 ou 4 bilhões que já foram resgatados de alguma maneira e já retornaram aos cofres públicos”, finaliza.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.