O que a eleição de Nikolas Ferreira nos conta sobre a gestão pública da educação

Daniel Cara explica como políticos da esfera federal podem influenciar diretamente o dia a dia da educação

 18/03/2024 - Publicado há 1 mês
Por

Legislativo e Executivo têm funções complementares na elaboração de políticas públicas para a educação – Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília
Logo da Rádio USP

No dia 6 de março, Nikolas Ferreira foi eleito presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. Ele recebeu 22 votos de um total de 37, houve 15 votos em branco. O deputado substitui Moses Rodrigues na presidência da comissão.

Nessa função, o parlamentar tem o poder de estabelecer a pauta de trabalho política da comissão, enquanto também assume o papel de intermediário com o Ministério da Educação em questões referentes às emendas parlamentares ligadas à educação, exercendo influência na alocação desses recursos. Ademais, essa posição concede considerável poder para moldar os debates legislativos relativos à educação.

Políticos e a educação

Segundo o professor Daniel Cara, da Faculdade de Educação da USP, Legislativo e Executivo têm funções complementares na elaboração de políticas públicas para a educação. Nessa dinâmica, cabe ao Poder Executivo a função de propor e executar políticas públicas. Por sua vez, o Legislativo não apenas colabora na elaboração dessas políticas, mas também assume o papel crucial de fiscalizar sua implementação pelo Executivo.

Por isso, para o professor, “seria muito importante que nós tivéssemos representantes que de fato conheçam a escola pública, que conheçam a pedagogia e ciências da educação”. Ele entende que o tópico da educação na esfera político eleitoral não elege candidatos, pelo contrário, cria processos de rejeição que afasta figuras ligadas ao tema da política. 

Daniel Tojeira Cara – Foto: Reprodução/Twitter

“Nós aprendemos que as políticas de saúde pública devem ser feitas pelos sanitaristas e pelos profissionais da saúde — médicos, enfermeiros, psicólogos, enfim, todos aqueles que atuam na área da saúde —  e na educação não pode ser diferente. As políticas de educação devem ser orientadas pelas ciências da educação e devem ser implementadas por pessoas que de fato entendam e compreendam a educação, para isso é imprescindível conhecer a escola pública”, aponta o professor. 

Ação e consequência

Uma decisão tomada na esfera política federal pode gerar grandes impactos no cotidiano das escolas. Daniel Cara destaca que “o ministro Mendonça Filho fez uma reforma no ensino médio que o Brasil sequer tem salas de aula para implementar. Eu estou dando aula no primeiro ano do curso de Pedagogia na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, nossos alunos chegam com enorme déficit em ciências humanas, porque foram formados na reforma do ensino médio”, relata o professor.

Quanto à eleição de Nikolas Ferreira para presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, Daniel Cara aponta que ainda é muito cedo para determinar qual será o caráter da gestão do parlamentar. “A gente tem que dar sempre, para todas as pessoas, o benefício da dúvida. Ainda que seja muito difícil que ele nos surpreenda e faça uma boa gestão”, declara. 

*Sob supervisão de Cinderela Caldeira e Paulo Capuzzo


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.