Minicurso on-line aborda o ensinar e o aprender

Dirigido pelo professor Nilson José Machado, encontro gratuito acontece nesta terça-feira, dia 26, às 19 horas

 25/03/2024 - Publicado há 1 mês
Objetivo dos minicursos da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP é o fortalecimento da educação no Brasil – Foto: jcomp/Freepik

Sobre Conhecimento, Didática e Matética é o nome do minicurso on-line gratuito que a Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP promove nesta terça-feira, dia 26, às 19 horas, através do seu canal na plataforma YouTube. O minicurso será ministrado pelo professor Nilson José Machado, docente da Faculdade de Educação da USP e coordenador-adjunto da cátedra. Matética se refere à prática da aprendizagem, enquanto a didática diz respeito à prática do ensino.

Nilson José Machado – Foto: Reprodução/IEA-USP

Ex-chefe do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da Faculdade de Educação da USP, Nilson Machado é um dos maiores especialistas em educação do Brasil. Doutor em Filosofia da Educação pela USP, entre 1998 e 2002 ele participou da equipe que elaborou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e, em 2008 e 2009, coordenou a equipe que elaborou o atual currículo de matemática do Estado de São Paulo. Ex-professor visitante do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, desde 2000 é professor titular da Faculdade de Educação da USP, onde começou a lecionar em 1984 e onde já orientou mais de 60 dissertações de mestrado e teses de doutorado.

O minicurso Sobre Conhecimento, Didática e Matéticada Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP, será realizado nesta terça-feira, dia 26, das 19 horas às 21h30, no canal da cátedra na plataforma YouTube. Grátis. Não é preciso fazer inscrição. Interessados em receber certificado de participação devem se informar neste link. Mais informações estão disponíveis no site da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.