Na edição de hoje o professor Gilson Schwartz comenta sobre o fim da televisão como a conhecemos. Relatório da Ofcom, agência reguladora das comunicações no Reino Unido, mostra que, pela primeira vez, a base de assinantes dos serviços de streaming ultrapassou a da TV por assinatura. As receitas da TV por assinatura estão em queda e o tempo dedicado à velha TV cai principalmente entre os jovens. Para completar o cenário de transformação profunda na economia política do audiovisual, o investimento em conteúdo dos canais públicos é o mais baixo dos últimos 20 anos.
Durante um bom tempo os donos de jornais, TVs e outras formas tradicionais de informação, comunicação e cultura acreditaram que a internet viria apenas para complementar, não para destruir, as plataformas tradicionais. A realidade é mais preocupante: surgem novos monopólios em escala global, os conteúdos locais estão sujeitos a curadoria e gestão global e os governos abrem mão de estimular a esfera pública e a criatividade local e nacional.
Ouça, no link acima, a íntegra da coluna Iconomia.